CIDADE

CNEC é condenada a multa de R$ 100 mil pelas demissões de professores no "Zé Ferreira"

Daniela Brito
Publicado em 09/11/2020 às 12:04Atualizado em 19/12/2022 às 06:06
Compartilhar

Situação no Colégio José Ferreira se arrasta há tempos (Foto/Jairo Chagas)

Novo desdobramento envolvendo a situação do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, da Rede CNEC (Companha Nacional das Escolas da Comunidade). A Justiça do Trabalho condenou a instituição ao pagamento de multa de R$ 100 mil por dano moral coletivo em razão de demissões de professores, apontadas como arbitrárias e abusivas.

A decisão está nos autos da Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho após denúncia do Sinpro-MG (Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais). Na ocasião, o Sinpro-MG apontou redução salarial lesiva, dispensa sem pagamento de verbas rescisórias e coação a professores que participarem de greve ou se recusarem a assinar acordo para redução de salário.

Conforme o diretor do Sinpro-MG em Uberaba, Marcos Gennari, na decisão judicial, a Rede Cnec também ficou proibida de realizar dispensa coletiva de empregados sem comunicar e negociar as condições com a entidade sindical. As demissões voluntárias, sem o pagamento das verbas rescisórias, também estão proibidas. “E todos os acertos trabalhistas pendentes já foram pagos”, completa o dirigente.

Em nota, a Rede Cnec informou que a não discute a respeito de processos judiciais e, que o assunto está sendo tratado pela assessoria jurídica da instituição e que aguardam a decisão final da Justiça.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por