JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 21 de setembro de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Profissionais de enfermagem organizam ato público pacífico em favor da categoria

17/09/2020 - 00:11:02. - Por Daniela Brito Última atualização: 17/09/2020 - 00:16:40.


Profissionais de enfermagem preparam ato público em favor da categoria para esta sexta-feira (18), às 10h, na praça Rui Barbosa. O movimento #CrieOPisodaEnfermagem tem a adesão de enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem que se uniram em defesa do piso salarial da categoria.

De acordo com uma das organizadoras, a enfermeira Maria Sandra Tapajós, o ato público será pacífico, com regras de distanciamento como medida sanitária para a Covid-19. Segundo ela, o grupo exige do governador Romeu Zema (Novo) o cumprimento do acertado em reunião, no dia 23 de julho, com o Coren-MG (Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais) de encaminhar para a Procuradoria-Geral do Estado, a Minuta de Projeto de Lei que institui Piso Salarial Regional do Profissionais da Enfermagem no Estado de Minas Gerais. “Até o momento não houve retorno para todos nós, 200 mil profissionais em Minas Gerais”, destaca.

O ato público também pretende chamar a atenção dos deputados federais da região para colocarem em pauta de votação o Projeto de Lei n.º 2564/2020 que regulamenta o Piso Nacional do enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar de enfermagem e parteira. 

E mais: a mobilização vai denunciar o afastamento de diversos profissionais de saúde por suspeita de Covid-19. Segundo a organizadora, há falta de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e não existe testagem para funcionários com sintomas compatíveis com a doença nos estabelecimentos de saúde. “No Brasil, os profissionais não são reconhecidos e aclamados como em outros países. Aqui, além de terem péssimas condições de trabalho, estão expostos a grandes riscos, e ainda, são alvos de discriminação e violência”, finaliza.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia