CIDADE

Casos de maus-tratos a animais crescem durante a pandemia em Uberaba

Raiane Duarte
Publicado em 16/09/2020 às 07:35Atualizado em 18/12/2022 às 09:31
Compartilhar

Os casos de maus-tratos a animais cresceram em 2020, em relação a 2019, na cidade de Uberaba. A Superintendência do Bem-Estar Animal recebeu, até o momento, mais de 500 denúncias de maus-tratos a cães, gatos e cavalos. Já em todo o ano de 2019, foram efetuadas 557 notificações extrajudiciais para apurar denúncias.

Muitas das denúncias foram transformadas em procedimentos de apuração pela promotora de Justiça Monique Mosca. Ela explica que, apesar do aumento no número de casos, há atualmente uma perspectiva de melhora com a aprovação o projeto de lei que aumenta a pena para maus-tratos de cães e gatos.

"Infelizmente, com a pandemia os novos casos aumentaram bastante. Desta forma, esses projetos são muito importantes, porque hoje o crime contra os animais é considerado um crime de potencial ofensivo e gera uma sensação de impunidade muito grande”, explicou a promotora.

Em sessão remota na última semana, o Plenário do Senado aprovou projeto que aumenta as penas para maus-tratos a cães e gatos (PL 1.095/2019). O texto foi aprovado na Câmara no final do ano passado e segue agora para a sanção.

Em Minas Gerais, os crimes de maus-tratos contra animais aumentaram aproximadamente 15% em 2020, quando comparados ao mesmo período do ano passado. Conforme dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública, de janeiro a junho foram registradas 1.083 ocorrências.

Denúncias

Segundo a Superintendência do Bem-Estar Animal de Uberaba, quando possível, o denunciante deve registrar a situação com foto, filmagem e ligar no fone 3318-0218, ou na Policial Militar e Polícia do Meio Ambiente, Ouvidoria do Ministério Público.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por