JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 21 de setembro de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Defesa Civil orienta sobre cuidados com o tempo seco e quente dos próximos dias

11/08/2020 - 07:14:38.


A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMPDEC) alerta a população de Uberaba sobre os cuidados devido à baixa umidade relativa do ar nos próximos dias. Segundo informações da Defesa Civil, a umidade do ar deve ficar em torno de 10 a 15%, principalmente no período da tarde, sendo que o ideal para a saúde humana é umidade média de 60%.
 
Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil de Uberaba, Evaldo Faquineli dos Reis, no inverno, o tempo seco, o período de estiagem e a queda da umidade do ar podem causar diversos danos a saúde e ao meio ambiente, como problemas respiratórios e incêndios. “A baixa umidade provoca desconfortos diversos como o ressecamento das mucosas dos olhos e nariz, o aumento de infecções, dentre elas rinite, asma, gripe, faringite, pneumonia e demais patologias. Neste momento em que enfrentamos a pandemia mundial da Covid-19, os cuidados devem ser redobrados para que possamos assegurar a qualidade da saúde e do bem estar de toda a população”, ressalta Evaldo.
 
Orientações. Diante disso, a Defesa Civil aconselha sobre os cuidados a serem tomados, como permanecer em casa e sair somente quando necessário; utilizar máscara em todos os lugares; lavar as mãos com frequência e evitar contato com a boca, nariz e olhos, bem como a prática de exercícios físicos entre 10 e 16 horas, horário em que a umidade do ar está mais baixa; aplicar soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar ressecamento; utilizar o umidificador de ar ou usar toalha molhada e recipiente com água próximo; utilizar óculos e/ou chapéus se precisar ficar exposto ao sol; utilizar protetor solar; evitar aglomerações e permanecer em lugares fechados; bem como redobrar os cuidados com os mais velhos, crianças e grupos de risco.
 
Outros cuidados durante este período são: manter-se hidratado consumindo, no mínimo, dois litros de água durante o dia; preferir alimentos leves e frescos, com bastante líquidos como melancia, laranja, abacaxi outros vegetais; evitar frituras; dormir em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores ou colocar bacia com água; evitar banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele e, em caso de problemas respiratórios, procurar especialista.
 
Em caso de emergência, a população pode avisar imediatamente ao Corpo de Bombeiros pelo 193 ou Defesa Civil pelo 199 ou no Plantão da Defesa Civil 99963-5515.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia