CIDADE

Tempo fica ainda mais seco em Uberaba em agosto

Michelle Rosa
Publicado em 24/07/2020 às 17:37Atualizado em 18/12/2022 às 08:08
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Dias de inverno em Uberaba ficam assim, com muita seca e céu sem nuvens, indicando que uma boa chuva ainda demora bastante a cair

­

A última atualização do Monitor de Secas divulgada nesta semana, aponta que em Minas Gerais houve o aumento da área com seca de 38,51% para 51,53%a entre maio e junho. Além disso, o estado foi o único, dentre as 15 unidades da Federação acompanhadas pelo Monitor, a registrar seca extrema em junho, que subiu de 2,49% para 2,67% de seu território na comparação com maio. Em Uberaba, temos sentido na pele os efeitos desse tempo seco.

De acordo com a climatologista Wanda Prata, esse período de seca deve se estender até o fim do mês de setembro, quando começa a Primavera. “Nós temos condições oceânicas que contribuem para o clima, que jogam para dentro do continente uma massa de ar muito seca, formando um anticiclone, que provoca a baixa umidade do ar e também das temperaturas”, explica a climatologista. 

Segundo Wanda Prata, a média climatológica de chuvas para os próximos meses são de 17,10 mm, para o mês de julho, 15,90 mm em agosto, 53,10 mm em setembro e outubro 167 mm, mês que geralmente é registrada a entrada do ano climatológico.

“Nossas temperaturas têm variado entre 11º e 14º nas madrugadas e, à tarde, por causa da ação do anticiclone, chegam a 20º. Já a umidade relativa do ar está alcançando a faixa de  25% e 15%. Esse ar muito seco é prejudicial à saúde, por isso, neste período com falta de chuva por vários dias é necessário redobrar os cuidados com a hidratação”, salienta. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por