JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 26 de setembro de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Climatologista prevê tempo muito seco na região em agosto e setembro

05/08/2020 - 00:00:00. - Por Daniela Brito


Foto/Reprodução

Tempo seco deve continuar em Uberaba durante os meses de agosto e setembro, exigindo cuidados com a saúde e com a vegetação

Uberaba vai enfrentar nos próximos meses clima muito seco, com baixa umidade relativa do ar, podendo ficar abaixo dos 15%, conforme revela a climatologista Wanda Prata. A previsão é decorrente de um anticiclone que gira no sentido anti-horário, jogando o ar quente para baixo e provocando o intenso aquecimento.

“É uma situação anômala”, afirma.

Ela explica que um cavado – metade de um ciclone – chegou na segunda-feira (3) e, em conjunto com o anticiclone, intensifica o clima seco, embora também ocasione ar frio, com temperaturas baixas, principalmente nas manhãs e no fim do dia.

Em Uberaba, segundo Wanda Prata, as temperaturas podem variar entre 27ºC e 29ºC no meio do dia e, durante a noite e pelas manhãs, temperaturas oscilando entre 11ºC e 14ºC. Esta condição climática que deve seguir até setembro.

A climatologista alerta ainda para a umidade relativa do ar, que neste período deve estar girando em torno de 20%, podendo chegar a 12%, dando uma sensação de “clima de deserto”. Já em relação ao ano meteorológico, segundo ela, a chegada das chuvas acontece somente após o dia 20 de outubro, seguindo até março de 2021. 

Leia mais


DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia