JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 03 de julho de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Amontoados de lixo desafiam limpeza urbana e PMU pede ajuda à população

01/07/2020 - 00:00:00.

Foto/Jairo Chagas

 

Moradores da região dos bairros Mangueiras e Elza Amuí estão indignados com o descarte de lixo na região, em especial em área localizada na rua rua Belchiolina Xavier Félix. De acordo com os moradores, já são 8 meses convivendo com a sujeira e com as consequências da falta de consciência das pessoas.

“Vivemos entre mosquitos e os urubus, sem falar na quantidade de mosquito da dengue que são encontrados aqui na região, já falamos com a prefeitura e como resposta só tivemos o descaso. Não aguentamos mais essa situação”, desabafa um dos reclamantes. 

Resíduo na quarentena: saiba onde descartar corretamente o seu lixo 

Nas imagens enviadas à redação do Jornal da Manhã pelos moradores, é possível ver lixo doméstico, podas de árvores, madeira, móveis, papelão, plástico, restos de material de construção e até indícios de algumas pessoas tentaram colocar fogo no amontoado de lixo como forma de eliminar a sujeira. 

“As pessoas descartam de tudo por aqui inclusive animais mortos.O que nos obriga a viver no meio da carniça”.  

O Jornal da Manhã entrou em contato com a Prefeitura, que, em nota, informou que a limpeza do local será solicitada a  Secretaria de Serviços Urbanos e Obras. “É fundamental a colaboração de todos para não descartarem lixo doméstico, restos de obras, dentre outros objetos, em locais que não são destinados a isso. A Prefeitura de Uberaba mantém regular e ininterrupta a coleta de lixo, por meio da Codau”.

A nota encaminhada pela assessoria de comunicação do município também salientou que em Uberaba existem onze ecopontos, que são locais próprios para o descarte de madeira, plástico, metal, pneu, papel e papelão, vidro, restos de podas de árvores, móveis em condições de uso, materiais cerâmicos (tijolos, blocos, pisos, azulejos) e pequenas quantidade de entulho (até 1 m³). “O que não pode ser descartado nos ecopontos são grandes quantidades de entulho de construção (mais de 1 m³), lixo doméstico, lixo hospitalar ou de serviços de saúde (dentista, clínicas veterinárias, clínicas estéticas etc.), resíduo industrial (lata de tinta, serragem, gesso etc.)”. 

Os ecopontos funcionam de segunda a sexta-feira das 7h às 18h e sábados das 7h às 16h. O serviço é gratuito.

Para denúncias de descarte irregular o cidadão pode entrar em contato com o Departamento de Posturas nos telefones 3331-2313 ou 3331-2312, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. E ainda para o Cidade Ativa pelo 0800 940 0101, de segunda a sexta, das 8h às 18h.  Caso algum infrator seja flagrado ou posteriormente identificado será multado em até R$ 4,8 mil. As denúncias com data, hora e local da ocorrência podem ser encaminhadas para o e-mail posturas@uberabadigital.com.br e anexadas fotos e/ou vídeos que facilitarão a identificação do infrator.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia