CIDADE

Resíduo na quarentena: saiba onde descartar corretamente o seu lixo

Carol Rodrigues
Publicado em 09/06/2020 às 15:19Atualizado em 18/12/2022 às 06:56
Compartilhar

Geração de resíduo domiciliar durante  pandemia do novo coronavírus aumentou. No entanto, destinação correta do material diminuiu, principalmente, no início do surto. A análise é da técnica de Desenvolvimento de Projetos do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (Iades), Marizélia Gomes Costa. Atualmente, o Instituto conta com pontos de coleta de resíduo espalhados pela cidade.

Costa explica que, devido ao isolamento social, as pessoas passam mais tempo em casa e, consequentemente, geram mais resíduo domiciliar. No entanto, o medo de se contaminar pelo vírus levou à ânsia de livrar-se do material o mais rápido possível. “No início da pandemia foi um choque muito grande. Muitas pessoas assustaram. Tudo estava sendo colocado no lixo convencional”, pontua a técnica. A queda no descarte correto também foi gerada pela interrupção do funcionamento de pontos de coleta parceiros do Iades, aponta Costa. 

Outro motivo é o encolhimento na rota de coleta seletiva da Cooperativa dos Recolhedores Autônomos de Resíduos Sólidos e Materiais Recicláveis de Uberaba (Cooperu). Conforme o administrador da instituição, José Eustáquio de Oliveira, 14 funcionários cumprem isolamento social por se encaixarem no grupo de risco. “Somos 48, no total”, quantifica.

Em contrapartida, durante a pandemia, houve aumento na destinação de resíduos eletrônicos como cabo, pilha e bateria, aponta a técnica do Iades. “Aquelas faxinas que as pessoas faziam a cada dois anos, agora estão sendo feitas constantemente.”

Dos nove pontos de coleta do Iades, quatro estão ativos (tabela abaixo) - o que tem ajudado na retomada da destinação correta do resíduo domiciliar.

Ponto de coleta

Endereço

Horário

Materiais

Instituto Agronelli

Avenida Randolfo Borges Júnior, 1900

Segunda-feira e sexta-feira, das 8h às 16h30

Esponja usada, lacre de alumínio, lâmpada fluorescente (mediante colaboração de R$ 1 para cada lâmpada), metal, óleo de cozinha, papel em geral, pilha e bateria, plástico, resíduo eletrônico e vidro Uniube - campus Aeroporto (restrito à comunidade interna)

Avenida Nenê Sabino, 1801 Segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 17h  Papel em geral, metal, plástico e vidro

Sest/Senat Uberaba

Avenida Nossa Senhora do Desterro, 2001

Segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 17h

Lacre de alumínio, metal, papel em geral, pilha e bateria, plástico e vidro

Cooperu

Avenida Francisco Podboy, 2055, Distrito Industrial I

Segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 17h e sábado, das 8h às 12h

Alumínio, latinha, embalagem tetrapark, ferro, metal, óleo de cozinha, papel em geral, papelão, plástico em geral e PET e vidro

Tabela retificada às 17h30 de quarta-feira (10). Devido à pandemia, o Instituto Agronelli está recebendo resíduo somente às segundas e sextas-feiras, das 8h às 16h30, e não de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, conforme divulgado anteriormente.

Mais opção

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), mantém 11 ecopontos. Podem ser descartados neles madeira, plástico, metal, pneu, papel e papelão, vidro, restos de podas de árvores, móvel em condição de uso, material cerâmico (tijolos, blocos, pisos, azulejos) e até 1 m³ de entulho.

Estão fora da lista grandes quantidades de entulho de construção (mais de 1 m³), lixo doméstico, lixo hospitalar ou de serviços de saúde (dentista, clínicas veterinárias, clínicas estéticas etc) e resíduo industrial (lata de tinta, serragem, gesso etc).

O serviço continua ativo durante a pandemia. O horário de funcionamento é de segunda-feira à sexta-feira, das 7h às 18h, e sábados, das 7h às 16h. Os endereços sã

Alfredo freire - Rua Iracema Barreto Pires, 280;

Amoroso Costa - Rua Eva das Graças Oliveira Silva, 552;

Bairro de Lourdes e Jardim Califórnia - Rua Ataliba Guaritá, 216;

Estados Unidos - Rua Alaska, 120;

Grande Horizonte e Residencial Serra do Sol - Avenida Jaraguá, 810;

Maracanã - Rua José Tinoco, 365;

Morumbi - Rua Cláudio Talarico, 890;

Paraíso e Parque São José - Rua Nelson Ciabotti, 51;

Parque das Américas e Conj. Margarida Rosa Azevedo - Rua Antonio Alves Fontes, 961;

Residencial 2000 - Rua André Luiz Samuel Alves, 170;

Valim de Melo - Rua Norma Menegaz Resende, 1222.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por