CIDADE

Descarte irregular de massa asfáltica pode causar câncer, alerta ambientalista

O descarte denunciado aconteceu no bairro Tancredo Neves e, se chover, pode ir parar no rio Uberaba, além de poluir o solo e a atmosfera

Michelle Rosa
Publicado em 13/05/2020 às 11:04Atualizado em 18/12/2022 às 06:18
Compartilhar

Foto/leitor

Associação dos Moradores do bairro Tancredo Neves denunciam descarte irregular de resíduos de massa asfáltica em área verde do bairro. Os moradores solicitam que o município faça a retirada do material antes do período de chuva para minimizar os impactos ao meio ambiente. Jose Sidney, ambientalista e presidente da associação do bairro, conta que o material é altamente poluente e foi depositado em área no final da rua Virgínia Filipina da Silva.

“Com a chuva, esse material pode cair no Rio Uberaba, o que configura crime ambiental previsto na Lei Municipal 389/2008 do Código Municipal de Meio Ambiente e na lei federal 9605/1998 de crimes ambientais. Estes resíduos da massa asfáltica têm Hidrocarbonetos Policíclos Aromáticos (HPAs), que são altamente poluentes, no solo, na água e na atmosfera. É um caso de saúde pública podendo levar doenças às pessoas como o câncer devido a presença de acenonaftilileno, fluoreto, naftaleno, entre outros”, explica.

De acordo com o morador, o caso é isolado, mas se faz necessária a solicitação de retirada para que os impactos sejam os menores para um bem comum. “Segundo as normas os resíduos de massa asfáltica, são classificados como classe A (construção civil) e devem ser reciclados ou destinado ao aterro da construção civil. Uberaba tem lei e aterro para cumprir as normas legais, então não justifica o descarte acontecer de forma incorreta”, conclui.

O JM Online entrou em contato com a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), que por meio de nota nos informou  que "enviará uma equipe para realizar a limpeza correta da área". E aidna esclarece "que o descarte foi feito ilegalmente por algum cidadão, e alerta a população que em casos como esses quando se constata o flagrante pode haver a apreensão e remoção do veículo, liberado somente após o pagamento da multa que é de 1 a 17 UFM (1 UFM = R$ 285,00)".

Para denúncias de descarte irregular o cidadão pode entrar em contato com o Departamento de Posturas nos telefones 3331-2313 ou 3331-2312, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. E ainda pelo o 0800 940 0101 da PMU, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por