CIDADE

Presidente da Aciu: número de demissões pode triplicar se comércio permanecer fechado até dia 30

Anderson Cadima não descarta a possibilidade de recorrer da decisão juntamente com a CDL

Daniela Brito
Publicado em 13/04/2020 às 09:56Atualizado em 18/12/2022 às 05:32
Compartilhar

Foto/Arquivo

Segundo Anderson Cadima, o empresariado está há três semanas sem faturamento e, permanecendo esta situação, aumentam as possibilidades de demissão em massa

Presidente da Aciu (Associação Comercial e Industrial de Uberaba), Anderson Cadima, em entrevista nesta segunda-feira (13) ao programa Pingo do J, na Rádio JM 95,5 FM, afirmou que decisão que derrubou a reabertura do comércio vai aumentar o número de desemprego.

De acordo com ele, o empresariado está há três semanas sem faturamento e, permanecendo esta situação, aumentam as possibilidades de demissão em massa visto que o decreto em vigência mantém o comércio fechado até o dia 30 de abril. A situação, que já vinha ocorrendo, conforme o dirigente, pode até triplicar ao longo dos próximos dias.

O presidente da Aciu destaca que o novo decreto permitia o funcionamento de vários estabelecimentos que, atualmente, atuam clandestinamente, com trabalhadores entrando pela porta de trás. Para ele, com a nova regulamentação, as portas estariam abertas, com regras punitivas e fiscalização efetiva.  

Anderson Cadima diz que a decisão judicial, proferida no final da tarde de domingo (11) foi um “balde de água fria”, pois pegou toda a classe empresarial de surpresa. “Muitos empresários investiram em mídia para seguir as regras rígidas previstas no decreto para esta abertura, realizando ainda reformas nos estabelecimentos e até convocando funcionários que estavam de férias”, diz.

Ele evita entrar nas questões técnicas que embasaram a liminar judicial, como se houve falha por parte do município em não prestar as devidas informações devidas no prazo estipulado pelo Ministério Público Federal. E mais: Anderson Cadima não descarta a possibilidade de recorrer da decisão, em nome da Aciu, em conjunto com a Câmara de Dirigente Lojistas. “Não podemos permanecer inertes”, afirma.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por