CIDADE

Comitê analisa funcionamento do comércio com regras rígidas de prevenção ao coronavírus

A proposta que pode ser adotada é a das lojas atenderem os clientes na porta, sem a entrada no estabelecimento, e manter número limitado de funcionários

Daniela Brito
Publicado em 04/04/2020 às 12:18Atualizado em 18/12/2022 às 05:28
Compartilhar

Presidente da CDL Uberaba, Angelo Crema, adianta algumas medidas que podem ser publicadas, por meio de decreto municipal, na próxima terça-feira (7), para o funcionamento dos estabelecimentos comerciais no município. As declarações foram feitas durante entrevista neste sábado (4) no programa Pingo do J da Rádio JM 95.5 FM.

O dirigente reforça que o prefeito Paulo Piau trabalha para endurecer as regras para manter o distanciamento social e evitar a transmissão da Covid-19. Este novo decreto vai permitir, segundo ele, o funcionamento de alguns setores, com exigências sanitárias rígidas a serem obedecidas para evitar a contaminação, lembrando que muitos estão funcionando, de portas fechadas.

Entre as regras estão a abertura dos estabelecimentos, com número reduzido de funcionários. Por exemplo, se o local possui 60 metros quadrados, que é o tamanho médio dos imóveis comerciais, será permitido apenas três trabalhadores, utilizando máscara de proteção. Além disso, o consumidor não poderá entrar no local. Para isso, os estabelecimentos terão de manter as portas abertas para manter a ventilação, porém, com uma faixa zebrada impedindo a entrada do cliente – que será atendido do lado de fora. Os estabelecimentos devem ainda manter balde de água limpa e outro com água e sabão, para sempre manter a limpeza do chão e dos móveis.

ngelo Crema afirma ainda que estas medidas podem ser alteradas visto que ainda estão sendo feitos estudos pelo Grupo Estratégico de Gerenciamento de Risco, o qual faz parte, da Prefeitura de Uberaba. “Eu nem deveria estar falando sobre isso”, disse.

Ainda segundo ele, todos os estabelecimentos devem buscar alternativas para se manterem no mercado, investindo no e-commerce e no delivery. O presidente da CDL diz que a entidade sempre recomendou estas alternativas de trabalho, antes mesmo das medidas de isolamento social.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por