CIDADE

Reitor descarta aulas online na UFTM e confirma oferta de apoio psicológico aos alunos

A suspensão do calendário letivo está mantida na universidade, que não tem sequer perspectiva de retomada

Daniela Brito
Publicado em 02/04/2020 às 11:07Atualizado em 18/12/2022 às 05:22
Compartilhar

Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) mantém a suspensão do calendário letivo. Não há perspectiva de retomada das aulas, conforme revela o reitor, Luiz Fernando dos Santos Anjo, em entrevista à Rádio JM 95.5 FM. A medida atinge sete mil alunos nos dois campi da UFTM, em Uberaba e Iturama.

Luiz Fernando informa que estão mantidas as ajudas financeiras aos estudantes, como auxílio moradia e auxílio alimentação. Aqueles alunos que estão em processo de análise para receber os benefícios, segundo ele, estão recebendo assistências através de uma parceria com a Casa de Apoio Danielle. Além disso, a instituição está ofertando apoio psiciológico aos alunos, caso seja necessário.

De acordo com ele, a realidade das universidades federais dificulta o ensino à distância e, consequentemente, a implementação das aulas online, demonstrando que esta prática não será utilizada na UFTM. Porém, ele diz que a situação que envolve a pandemia mostra a necessidade de reflexão sobre a implementação do ensino à distância, que deve ser uma realidade. “As universidades federais terão de avançar nessa proposta, que é um caminho sem volta e que devemos seguir”, diz.

Quanto a participação de alunos da área da saúde no Hospital de Clínicas, o reitor diz que a decisão está a cargo das coordenações de cursos. “Cabe a estas coordenações darem o respaldo para a participação destes alunos na frente de trabalho”, informa.

Em relação à abreviação da duração dos cursos, permitida por meio da Medida Provisória n.º 934 para os cursos de Medicina, Enfermagem e Farmácia, o reitor informa que a proposta está sendo analisada junto à pró-reitora de Ensino. “Estamos fazendo uma análise para que tenhamos logo um desfecho sobre esse assunto”, diz.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por