CIDADE

Centro de treinamento na cidade vai qualificar nigerianos no agro

Iniciativa faz parte do projeto Green Imperative, terá como sede a fazenda da Agronelli, em Uberaba, e poderá trazer à cidade até dois mil formandos em 10 anos

Raiane Duarte
Publicado em 22/02/2020 às 11:17Atualizado em 18/12/2022 às 04:26
Compartilhar

A cidade de Uberaba vai receber o Centro Internacional de Treinamento e Transferência Tecnológica (Cita), que faz parte do projeto Green Imperative (G.I.V.), da Nigéria. A unidade, a ser instalada na fazenda da Agronelli, tem por objetivo capacitar nigerianos para atuar no agronegócio e agropecuária do seu país. O projeto geral visa promover as exportações brasileiras de máquinas agrícolas e impulsionar a produção de alimentos básicos no país. 

O diretor da Agronelli, Marco Túlio Paolinelli, explica que a articulação para trazer o centro para Uberaba começou há cerca de dez meses. Paolinelli ressalta o lado social do projeto, pois, a partir da capacitação, os chamados “multiplicadores” irão retornar ao país de origem e atuar na produção alimentar. O empresário crê ainda que daqui dez anos já esteja tendo cultivo de soja e milho na Nigéria e que o Brasil esteja exportando mais máquinas. “Benefício sem precedentes, o resultado que daremos ao mundo, nós estamos levando já toda a experiência, até do Código Florestal.”

Cleber Guarany, coordenador de projetos da Fundação Getulio Vargas (FGV – Projetos), esclarece que Uberaba foi escolhida para aportar o centro devido a uma conjunção de fatores, por ser a capital do agronegócio e por ser sede de inúmeras empresas do segmento. Além disso, a experiência social do Instituto Agronelli também foi um dos pontos determinantes. A expectativa é que a Embrapa, Epamig, ABCZ, Fazu e Uniube também colaborem com o projeto.

“O centro não vai atender só ao projeto da Nigéria, mas outros da área, e o principal objetivo é catalisar esse conhecimento que o Brasil tem na produção de alimentos básicos para a população mundial”, afirma Guarany. A ideia é começar a trazer os multiplicadores, segundo o coordenador, há dois mil formandos candidatos e isso será feito dentro de um cronograma, que tem como base dez anos. Após a fase de estudo presencial em Uberaba, os multiplicadores irão continuar o treinamento a distância. 

Projeto “Mais Alimentos Internacional” busca fortalecer a exportação de máquinas  

O “Mais Alimentos Internacional” é um programa que tem como objetivo a exportação brasileira de máquinas e implementos agrícolas para auxiliar no desenvolvimento econômico e social dos países beneficiados. O The Green Imperative Project é um programa do governo nigeriano que visa a implementação de um pacto tecnológico brasileiro que fomente a produção da agricultura familiar naquele país e a transferência de tecnologia por meio de capacitação e fornecimento de máquinas. O projeto e a estruturação financeira foram definidos pela FGV-Projetos e tem com previsão o investimento de US$1,1 bilhão em exportação de bens e serviços.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por