CIDADE

Hemocentro convoca doadores de sangue a irem à unidade ainda hoje

Hemocentro Uberaba chama doadores de sangue a comparecerem à unidade regional antes do carnaval

Daniela Brito
Publicado em 21/02/2020 às 22:00Atualizado em 18/12/2022 às 04:27
Compartilhar

Hemocentro Uberaba chama doadores de sangue a comparecerem à unidade regional antes do carnaval. Isso porque os estoques de sangue estão abaixo do normal. O órgão atende 27 municípios do Triângulo Sul. 

O médico e coordenador do Hemocentro Uberaba, Paulo Roberto Juliano, diz que o chamado tem por objetivo reforçar os estoques de sangue para garantir atendimento aos hospitais, cujas demandas aumentam nesta época do ano, que é o carnaval. Segundo ele, a necessidade maior é, sobretudo, em relação aos grupos “O” positivo e “O” negativo – que, inclusive, é o tipo sanguíneo mais utilizado em casos de urgências e emergências.

O médico coordenador explica ainda que nesta época do ano existe demanda maior de transfusões, pois, segundo ele, “infelizmente ocorre um quantitativo maior de veículos nas estradas, fator que tende a impactar no aumento do índice de acidentes”. Ao mesmo tempo, existe queda nos estoques devido ao baixo número de doações em virtude das férias escolares. Este ano a queda também foi intensificada em decorrência das fortes chuvas em Minas Gerais. 

Os voluntários têm até o meio-dia de hoje para realizar a doação. Em seguida, o Hemocentro Uberaba entra em recesso e só reabrirá na Quarta-feira de Cinzas (26). Paulo Roberto Juliano espera, com este chamado aos doadores, aumentar o número de doações o suficiente para aumentar o estoque. “Nossa expectativa é que as doações cresçam até amanhã [sábado]”, avalia. Segundo ele, para doar, é preciso ter boa saúde física, entre 16 e 55 anos, peso superior a 60 quilos, e não precisa estar em jejum. O doador poderá realizar um pré-lanche e um pós-lanche após o procedimento. “Contamos com a sensibilidade dos doadores e o apoio da população”, finaliza.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por