CIDADE

HC/UFTM faz mutirão da Dezembro Laranja de prevenção ao câncer de pele

Atendimentos gratuitos para a população serão realizados das 9h às 15h, no ambulatório de especialidades

Luiz Gustavo Rezende
Publicado em 04/12/2019 às 20:06Atualizado em 18/12/2022 às 02:30
Compartilhar

Jairo Chagas

Meire Soares Ataíde, dermatologista do HC/UFTM, falou sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de pele

Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC/UFTM) realiza neste sábado (7) o mutirão da 21ª edição da campanha Dezembro Laranja, de prevenção ao câncer de pele. Atendimentos gratuitos para a população serão realizados das 9h às 15h, no ambulatório de especialidades. O assunto foi tema de entrevista ontem no programa JM News 1ª Edição, da Rádio JM 95.5 FM

Meire Soares Ataíde, dermatologista do HC/UFTM, destacou que todos os profissionais da área da dermatologia irão participar do mutirão. “Todos os profissionais da dermatologia vão estar no mutirão, que vai ser realizado no ambulatório de especialidades. É importante lembrar que neste sábado os dermatologistas vão atender somente pacientes de câncer de pele, não vamos atender outra patologia”, revela.

Soares destacou a importância da prevenção e diagnóstico precoce para a doença. “A preocupação da Sociedade Brasileira de Dermatologia e dos dermatologistas é o excesso do sol, e as pessoas, às vezes, cometem excessos. Se a pessoa se expõe muito ao sol, é um paciente de risco. Nós temos vários tipos de câncer de pele, por exemplo, temos um tipo da doença, carcinoma basocelular, que é mais prevalente e não mata quando se faz o diagnóstico precoce. Temos um outro tipo de câncer de pele gravíssimo, o melanoma, que é um dos tumores mais letais, mas que, quando iniciado o tratamento precoce, é totalmente tratável”, aponta, lembrando da importância do diagnóstico precoce para tratamento da doença.

Segundo dados apresentados pela coordenação da “Dezembro Laranja”, 90% dos diagnósticos da doença no país são do tipo carcinoma, que se manifestam na forma de manchas avermelhadas, lesões brancas elevadas, ou mesmo feridas que não cicatrizam. Na edição de 2018 da campanha, o HC/UFTM atendeu 148 pacientes e houve 13 diagnósticos. Desde 1999, em nível nacional, a “Dezembro Laranja” já beneficiou mais de 600 mil pessoas. Neste ano a previsão é de que 30 mil homens e mulheres passem pelas consultas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por