CIDADE

Para evitar cancelamento, organização da LIU implanta medidas de segurança emergenciais em escolas

Marília Mayer
Publicado em 12/11/2019 às 19:25Atualizado em 18/12/2022 às 01:53
Compartilhar

Pelo menos quatro mil estudantes universitários serão alojados em 18 unidades escolares do município durante a Liga Interestadual Universitária (LIU), que acontece em Uberaba entre os dias 14 e 17 de novembro.

Porém, como os locais não têm Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), a empresa organizadora da festa, DNA Universitário, se responsabilizará por possíveis danos.

Em reunião ocorrida entre órgãos de segurança, organizadores do evento e Ministério Público foi firmado Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que prevê a implantação de medidas emergenciais de segurança, uma vez que no projeto da organização não foram incluídos os dormitórios.

Segundo o comandante do 8º BBM, Anderson Passos, o acordo foi feito para evitar o cancelamento do evento e reduzir os riscos para as pessoas alojadas. A preocupação maior é com situações de pânico em caso de ocorrências.

“Foi a medida que achamos para evitar o cancelamento de uma festa desse tamanho e inviabilizar uma situação porque não tem onde alojar os atletas. Nós fizemos isso, mas é uma ação excepcional e derradeira”, garante. Ou seja, para o ano que vem, as festas universitárias deverão se adequar.

No plano emergencial desenvolvido por engenheiro contratado, rotas de fuga devem ser sinalizadas, extintores de incêndio instalados e brigadistas devem ser mantidos nos locais por 24h. Conforme a organização da LIU todas as escolas já estão preparadas.

“Tem um laudo feito por um responsável técnico que dimensiona todos os trâmites de segurança em caso de sinistro e a gente implementou, só não fizemos de fato todas as medidas do AVCB porque não teria tempo hábil”, afirma Bruno Santos.

Ainda, de acordo com informações da organização, como contrapartida as escolas municipais que vão servir como alojamento receberão manutenção elétrica, de iluminação e R$3 mil em produtos de limpeza ou escritório, o que soma R$60 mil.

Durante o evento, a direção das instituições poderá comercializar produtos nas cantinas. Após a festa, equipes foram contratadas para a limpeza.

Durante a LIU, chamados aos Bombeiros aumentam em até 80%

Tendo como experiência as últimas três edições do evento, a quantidade de chamados ao Corpo de Bombeiros aumenta nos quatro dias de festa.

Registros de acidentes de trânsito crescem 20%, porém, o aumento de acionamentos para incêndios é alarmante, de 80%. Por conta desses dados, o efetivo dos bombeiros será reforçado em 50%.

Duas guarnições estarão focadas na fiscalização das escolas que receberão os alunos, segundo informou o comandante do 8º BBM, Anderson Passos.

“As equipes vão verificar se nas salas de aulas que serão utilizadas como dormitórios não tem materiais combustíveis que, uma vez incendiados, possam causar danos para quem está nas imediações”.

Em nota enviada ao JM Online, os organizadores da LIU garantem a segurança dos participantes.

“Haverá revista com detectores de metal na entrada e todo e qualquer material que ofereça risco para a segurança deles próprios impedirá o universitário e o público em geral de entrar.

Terá também uma estrutura para a PM, uma base para emissão de boletins de ocorrências com computadores à disposição com internet full time. Terá Torre de Vigilância com canhão seguidor para iluminar qualquer área do evento”. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por