CIDADE

CDL estima em 35% o número de consumidores com inadimplência

Cerca de 35% dos consumidores que compram no comércio de Uberaba estão com alguma inadimplência no Cadastro de Pessoa Física

Luiz Gustavo Rezende
Publicado em 06/11/2019 às 22:01Atualizado em 18/12/2022 às 01:45
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Cerca de 35% dos consumidores que compram no comércio de Uberaba estão com alguma inadimplência no Cadastro de Pessoa Física (CPF). O percentual foi solicitado pelo Jornal da Manhã e levantado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), entidade que gerencia o Sistema de Proteção de Crédito (SPC) na cidade. 

Ângelo Crema, presidente da CDL Uberaba, lembra que estamos próximos da liberação do 13º salário e o recurso extra pode ser utilizado para pagamento de débitos e regularização do CPF. “A gente orienta quem tem um débito pequeno a fazer o pagamento dessa dívida com o 13º salário, ou até mesmo com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e se regularizar”, orienta. Crema lembrou que a parcela de pessoas negativadas aproxima-se da observada em nível nacional. “O cenário de Uberaba não é diferente do restante do país, nós temos essa parcela que é grande de CPFs”, aponta, lembrando que há uma fatia grande de registros para Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), utilizado por empresas.

Em 2018, o Brasil fechou o ano com 62,5 milhões de pessoas com dívidas em atraso, o que representa 29,7% da população. A região Sudeste concentrou 45,2% de toda a inadimplência, seguida do Nordeste, com 25,2%. O Sul fica em terceiro, com 12,7%. Por fim, o Norte (8,8%) e o Centro-Oeste (8%) completaram o cenário nacional. Os números referentes a 2018 são da Serasa.

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