CIDADE

ABCZ elege hoje novo presidente para o triênio 2020-2022

A votação acontece na sede da entidade, onde é esperada grande movimentação de associados durante todo o dia

Marconi Lima
Publicado em 11/08/2019 às 20:25Atualizado em 17/12/2022 às 23:21
Compartilhar

Fotos/Fábio Braga 

Rivaldo Machado Borges votou nas primeiras horas após a abertura do processo eleitoral

Os sócios da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) elegem hoje (12) a nova diretoria da entidade para a gestão 2020-2022. O pleito será com chapa única, sendo ela ‘ABCZ. Força total no campo’, encabeçada pelo pecuarista e empresário Rivaldo Machado Borges Júnior. O candidato é empresário do segmento de produtos siderúrgicos e dá continuidade ao centenário trabalho de melhoramento genético de Nelore PO da família, através da Fazenda Mateira. 

A programação oficial do pleito foi aberta às 8h, com a assembleia geral ordinária. Na ocasião, o presidente da Comissão Eleitoral, que também é o presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, transfere essa função para o juiz federal Élcio Arruda. Já às 9h da manhã a votação, propriamente dita, começou. O processo segue até as 18h e, logo em seguida, tem início a contagem dos votos. A nova diretoria da ABCZ fica à frente da entidade no triênio 2020-2022. 

Ao JM Online, após registrar seu voto, o candidato Rivaldo Machado Borges falou sobre a expectativa da entidade no próximo triênio. “As expectativas são boas, não vai ter oposição e isso mostra que essa gestão está conduzindo bem os trabalhos da ABCZ. E eu estou assumindo no ano que vem, a partir do dia 1º de janeiro de 2020 até 2022. Fizemos uma renovação, acompanhando a nossa campanha, que é ABCZ de A a Z para todos, dando a oportunidade para outras pessoas participarem do pleito também. Para nós é muito importante dar continuidade ao trabalho que o presidente Arnaldo vem conduzindo em sua gestão”, analisa. 

Rivaldo ainda antecipa algumas inovações de sua gestão. “Nós vamos implementar o Integra Zebu, que é um programa de integração, lavoura e pecuária. Levar também aos pecuaristas brasileiros através de uma parceria entre a ABCZ e a Embrapa sobre a importância de renovação de pastagem, porque a pecuária para ser bem construída tem que estar amparada em todos os lados. E a participação nossa nesse requisito vai ser de suma importância”, adianta. 

O futuro presidente afirma que sua gestão será voltada à pecuária nacional. “Até porque a ABCZ hoje representa 86% das raças zebuínas do Brasil, detém esse mercado, então ela tem por obrigação e função dessa demanda de estar junto com o pecuarista, defendendo ele em todos os sentidos, tanto na produção de leite quanto na produção de carne, levando novas tecnologias”, finaliza Rivaldo. 

Rivaldo Machado Borges foi presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba por 12 anos (2001 a 2013) e, atualmente, é vice-presidente da FAEMG, Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais. Na ABCZ, como membro da diretoria desde 2013, ficou reconhecido pelo empenho ao Pró-Genética. 

De acordo com último levantamento da Assessoria de Imprensa da ABCZ, a associação já havia recebido 982 envelopes. Ainda lacrados, a preservação de todos foi conferida para que em seguida fossem separados por Estados. Só então, todos eles foram abertos para que as cédulas fossem depositadas nas urnas. 

No dia da eleição, os votos presenciais serão somados aos que foram enviados pelos Correios e todo o processo será realizado em uma sala devidamente organizada para o pleito. A estrutura foi montada há cerca de quatro semanas, incluindo um sistema de câmeras de segurança com gravação em tempo integral, além de o acesso ao local ser restrito. Uma empresa de vigilância também foi contratada e faz a guarda da sala nos períodos em que não há expediente na ABCZ.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por