EDUCAÇÃO

Novo reitor do Instituto Federal do Triângulo é empossado oficialmente

Tito Teixeira
Publicado em 27/04/2024 às 18:19
Compartilhar
Professor Marcelo Ponciano da Silva foi empossado oficialmente em evento no Ministério da Educação, em Brasília (Foto/Divulgação)

Professor Marcelo Ponciano da Silva foi empossado oficialmente em evento no Ministério da Educação, em Brasília (Foto/Divulgação)

O Ministério da Educação realizou a cerimônia de posse de reitores e reitoras de Institutos e Universidade Federais. Na ocasião, o professor Marcelo Ponciano da Silva foi oficialmente empossado como reitor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Ao todo, dez novos reitores de Institutos Federais foram empossados pelo Ministro da Educação, Camilo Santana.

Durante a cerimônia, Camilo Santana destacou a importância da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e do programa de expansão dos Institutos Federais. Lembrou também da situação de excepcionalidade causada pela greve dos servidores em Educação da Rede; defendeu as melhorias nas carreiras dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) e Docentes, e exaltou a postura do governo em manter abertas as mesas de negociação com essas categorias.

Além de Marcelo Ponciano, foram empossados para o primeiro mandato como reitores Carla Chamon, do Cefet Minas Gerais; Adriano Willian da Silva, do Instituto Federal do Paraná; Romaro Silva, do Instituto Federal do Amapá; Rudinei Kock, do Instituto Federal do Ceará, e Victor Saraiva, do Instituto Federal Fluminense.

A cerimônia também reconduziu ao cargo de reitores Elaine Cassiano, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul; Luzia Mota, do Instituto Federal da Bahia; Elias Monteiro, do Instituto Federal Goiano, e Júlio Xandro Heck, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

Os gestores empossados também cumprirão seus mandatos como conselheiros do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) por quatro anos (2024-2028).

A solenidade também marcou a posse dos reitores das universidades federais do Agreste de Pernambuco (Ufape); do Norte de Tocantins (UFNT); de Pernambuco (UFPE); de Rondonópolis (UFR); de Jataí (UFJ); do Pampa (Unipampa); do Espírito Santo (Ufes); de Juiz de Fora (UFJF); da Fronteira Sul (UFFS); do Delta do Parnaíba (UFDPar); de Roraima (UFRR); de Alagoas (Ufal); de Rondônia (Unir); de Catalão (Ufcat), e do Oeste da Bahia (Ufob).

Para o reitor do IFTM, Marcelo Ponciano, a cerimônia de posse representa um marco importante para as gestões que iniciam. “Estou muito feliz com esse momento simbólico. Seguiremos firmes trabalhando em prol do IFTM e por uma educação transformadora.”

Segundo o ministro Camilo Santana, a solenidade reforça o compromisso do MEC em garantir a autonomia das instituições federais. “Estamos aqui para celebrar. Primeiro, o respeito à escolha democrática das comunidades acadêmicas. Lembrando que esse foi um compromisso do presidente Lula no primeiro encontro que ele fez com os reitores em janeiro do ano passado. Reitor eleito é reitor empossado”, afirmou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por