JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 03 de junho de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Uso de celular dá mais de 5 mil infrações às normas do trânsito

Levantamento reúne números de autuações de agentes de Trânsito da Prefeitura de Uberaba, agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar

14/02/2019 - 00:00:00. - Por Luiz Gustavo Rezende Última atualização: 14/02/2019 - 07:43:35.

Reprodução

Usar o celular como telefone é a principal infração e motivou 3.309 autuações com perda de 7 pontos na CNH

Cada dia mais avançado e multiuso, o celular está relacionado à grande quantidade de infrações de trânsito na cidade de Uberaba, com 5.266 autuações. Os dados se referem ao ano de 2018, e foram levantados a pedido do Jornal da Manhã e divulgados à reportagem ontem (13), pela Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Sedest).

Atualmente, o Código de Transito Brasileiro (CTB) dispõe de três tipificações de infração relacionadas ao celular. A primeira é o uso do aparelho como telefone, mas apenas segurá-lo e comunicar sem o uso das mãos, comunicando por meio do fone de ouvido, motivou 3.309 autuações. Classificada como uma infração média, quando a autuação vira multa, ela gera quatro pontos no Registro Nacional do Condutor Habilitado (Renach).

A segunda tipificação, usar o celular como telefone, utilizando uma das mãos, motivou 1.009 notificações e a terceira, manusear o aparelho para ler ou enviar mensagens ou outras aplicações, causou 948 advertências. Classificada como gravíssima, além de gerar sete pontos no Renach do condutor identificado. 

Segundo o secretário de Trânsito, Wellington Cardoso Ramos, os números reúnem autuações de agentes de trânsito da Prefeitura Municipal Uberaba, agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Autuações que não possuem a identificação do condutor dobram de valor.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia