CIDADE

Moradores voltam a reclamar do descaso com rua do bairro Fabrício

Dois meses após registrarem reclamações, moradores do Fabrício voltam a enfatizar o abandono de terrenos com mato alto e descarte de lixo

Sarah Parro
Publicado em 27/01/2017 às 07:32Atualizado em 16/12/2022 às 15:29
Compartilhar

Foto/Neto Talmeli

Senhor recolhe entulhos deixados em área vaga na rua Carlos Tasso Rodrigues da Cunha, que também está sem calçada e iluminação

Dois meses após registrarem reclamações, moradores do bairro Fabrício voltam a enfatizar o abandono de terrenos com mato alto, descarte irregular de lixo, falta de passeio e, principalmente, ausência de iluminação na rua Carlos Tasso Rodrigues da Cunha.

Cláudio Humberto Lamounier, morador do bairro, acionou a reportagem do Jornal da Manhã relatando que nada mudou na rua desde a última reclamação feita em novembro de 2016. “A rua está completamente abandonada e está sendo utilizada como depósito de lixo. Ninguém toma nenhuma providência. Não há segurança nenhuma para transitar pelo local à noite por conta da falta de postes de iluminação. Estamos abandonados”, afirma o vendedor.

Outra reclamação feita por Cláudio e que já foi apontada em matérias anteriores do Jornal da Manhã, é a falta de passeio em um dos lados da rua. O mato alto na calçada tornou o local intransitável para pedestres. Segundo uma moradora, que preferiu não se identificar, há seis anos o passeio permanece do mesmo jeito. A rua atravessa a linha de trem, o que acaba acarretando mais problemas à comunidade, devido ao mato e lixo descartado no local.

Em nota, a Prefeitura Municipal de Uberaba enfatizou que o descarte irregular de lixo é crime e que para esta finalidade são disponibilizados os Ecopontos na cidade. 

O departamento de Posturas da Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transporte reforçou que já esteve no local em demanda anterior e aplicou notificação e multa aos proprietários dos terrenos. E esclareceu que pela legislação vigente o proprietário de terrenos particulares tem prazo de 30 dias para regularizar a limpeza. Com o prazo vencido, o departamento de Posturas faz nova vistoria. “Neste caso específico, o fiscal verificou, no dia 10 de janeiro, que proprietário de imóvel dessa rua não havia cumprido com a legislação, por isso foi multado em dobro e a equipe do departamento fez um requerimento à Secretaria de Serviços Urbanos solicitando a limpeza do local, conforme o trâmite do serviço”, diz a nota.

O setor de iluminação pública da Secretaria de Serviços Urbanos afirmou em nota que vai ao local fazer uma vistoria noturna, para avaliar a situação. De acordo com a Secretaria, existem vários projetos oriundos de 2016 que a equipe técnica está revisando, pois podem estar incluídos no caso de manutenção ou acréscimo/alteração da iluminação, envolvendo extensão de rede para iluminação pública. O texto lembra ainda que no que tange à PPP da iluminação pública, a Prefeitura ainda aguarda a liberação do Tribunal de Contas para dar andamento à licitação pública.

A reportagem também entrou em contato com a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), quando foi informada que uma equipe da empresa será enviada ao local nos próximos dias para verificar as condições das margens da linha férrea. Caso seja constatado problema na faixa de domínio - de 15 metros às margens da linha férrea -, serão programadas melhorias. Segundo a empresa, ao longo do ano são promovidas iniciativas voltadas à limpeza da linha férrea, mas o volume de lixo e entulho depositado irregularmente em algumas áreas supera os esforços dos profissionais na coleta.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por