JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 15 de novembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

GERAL

Especial volta às aulas: aprenda a tirar manchas e deixar os uniformes em bom estado

Além de preparar a lista de material escolar, escolher a mochila e comprar os livros, uma das preocupações é manter a qualidade dos uniformes

Última atualização: 31/01/2018 - 07:07:53.

 Por Marinês Cassiano, especialista em cuidados têxteis da 5àsec

 No período de volta às aulas os pais deixam tudo preparado para o ano letivo dos pequenos. Além de preparar a lista de material escolar, escolher a mochila e comprar os livros, uma das preocupações é manter a qualidade dos uniformes, que podem ser utilizados nos próximos anos se estiverem em boas condições de uso e no tamanho ideal. Um dos desafios é tirar as mais diversas manchas causadas por crianças, seja ao comer, ao brincar ou até mesmo durante os estudos.

Para acalmar as mamães de plantão, separamos algumas dicas da especialista em cuidados têxteis, Marinês Cassiano, para deixar os uniformes como novos para a volta às aulas.

Antes de tudo, leia as etiquetas

Existem no mercado alguns produtos específicos para tirar manchar ou para o clareamento de roupas, mas tais substâncias devem ser utilizadas com cautela, seguindo as instruções do fabricante e as informações contidas na etiqueta de cada peça. Caso tenha dúvidas sobre os significados dos símbolos, faça uma busca rápida na internet, evitando danificar o tecido.

Uniformes brancos

A primeira medida a tomar é tentar tirar as manchas amareladas antes das lavagens, com produtos específicos para esta finalidade e que não comprometam as fibras. Como a roupa branca suja com muita facilidade, é importante que a lavagem seja feita com sabão alcalino e água fria. Após deixa-las de molho para que fiquem mais brancas e para eliminar resquícios de outras manchas, é importante enxagua-las bem, tirando todo o tipo de resíduo existente. As peças brancas devem ser lavadas separadamente, não podendo ser misturadas outras coloridas, que podem manchar ou danificar o tecido. Utilize a dose certa de sabão, pois o excesso do produto pode gerar o efeito contrário. Ao terminar, estenda as peças à sombra e do avesso.

Canetinha

Caso a caneta estoure, a indicação é tentar absorver a tinta com um pano limpo ou algodão umedecido, sem esfregar, apenas pressionando levemente no local. Se a mancha estiver na peça por mais tempo ou em casos de riscos, deve ser aplicada uma porção de sabão líquido concentrado diretamente no local. Espalhe levemente com as pontas dos dedos, deixe agir por alguns minutos e retire o excesso com um pano limpo, algodão ou papel toalha. Caso seja necessário, repita o processo antes de lavar normalmente.

Gordura

Alimentos fritos ou gordurosos podem sujar facilmente os uniformes. Para retirar a mancha, sugiro que aplique uma camada de detergente neutro no local afetado, com a roupa ainda seca. Após deixar o produto agir por 15 minutos, lave normalmente com as outras peças.

Meias

Parte integrante e que ajuda a compor o uniforme, as meias ficam encardidas quando as crianças decidem caminhar descalças. Deve ser usado um sabão em barra neutro. Basta esfregar as meias com sabão e água, e deixá-las de molho, sem enxaguá-las, com uma mistura de água e um pouco de alvejante sem cloro. É aconselhável que as peças sejam deixadas de molho até o dia seguinte para, em seguida, serem lavadas normalmente.

Tintas à base de água

A melhor opção é enxaguar as roupas imediatamente com água morna para, em seguida, lavar bem com sabão líquido concentrado. Se a tinta estiver seca há muito tempo, isso pode danificar as fibras. Neste caso, procure uma lavanderia profissional e verifique a possibilidade de remover a mancha.

Alimentos como sorvete ou chocolate

Toda e qualquer roupa que contenha manchas, principalmente de alimentos, não devem ser misturadas com outras peças antes de tentarmos remover a sujeira. Se a mancha não desaparecer, coloque a peça na máquina de lavar e utilize um alvejante adequado para o tipo de cor e material do tecido em questão.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia