GERAL

Saúde prevê novo pico da Covid-19 em duas semanas em Minas Gerais

Publicado em 01/07/2022 às 06:14Atualizado em 18/12/2022 às 21:50
Compartilhar

De acordo com o secretário Fábio Baccheretti, o frio e o pós-feriado podem impactar o aumento de casos no Estado (Foto/Arquivo)

A Secretaria de Estado de Saúde prevê novo pico da Covid-19 em Minas Gerais nas próximas duas semanas. A previsão é do secretário Fábio Baccheretti, que informou que o aumento pode ser superior aos atuais 122%. A estimativa foi divulgada durante reunião do Comitê Extraordinário Covid-19.

"Este crescimento é esperado e justificado por fatores sazonais, como o período de frio, maio e junho, e o pós-feriado de Corpus Christi, que também trouxe dados represados", disse Bacheretti.

O secretário reforçou que a vacinação é o único caminho para combater o número de casos e destacou a importância de avnçar com a aplicação de doses no público infantil. Em Uberaba, segundo dados do vacinômetro, atualizado pela última vez no dia 29 de junho, 94% do público adulto já recebeu as duas doses (61,45% já tem a terceira dose e a quarta ainda tem pouca incidência, de apenas 14,47%). Já o público infantil ainda está bem aquém dessa proporção, atingindo 65% da imunização com a primeira dose e apenas 43% da segunda dose.

"Apesar de não haver aumento significativo no número de internações de crianças com Covid-19 e de a adesão ter saltado 10% da última apresentação do comitê até hoje, a vacinação deste público é fundamental para evitarmos quadros graves de síndrome respiratória aguda grave", disse.

Embora haja previsão de pico de casos para as próximas duas semanas, o secretário ressaltou que não se trata de uma quarta onda do vírus. "A nossa taxa de letalidade é de 1,7%, contra 2,2% do Brasil. O indicador significa que a vacina salva vidas, evita mortes. Além disso, protege, pois a maioria dos novos pacientes que já estão imunizados têm sintomas leves, quadros tranquilos", finaliza.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por