GERAL

Flurona: ao menos 28 casos já foram confirmados no Brasil

Flurona é o nome dado à dupla infecção viral: coronavírus e gripe

Publicado em 04/01/2022 às 08:32Atualizado em 18/12/2022 às 17:30
Compartilhar

O uso de máscara ainda é uma importante medida para evitar o contágio tanto pela Covid-19 quanto pela Influenza (foto/Arquivo JM)

Um match que pode complicar — e muito! — a já fragilizada situação da saúde em todo país: coronavírus e Influenza. Batizada de “flurona”, num shipp de ‘flu’ (gripe, em inglês) e corona, a dupla infecção tem sido descoberta em diferentes locais no mundo. O primeiro deles foi em Israel, pouco antes de 2021 acabar, em uma mulher grávida não vacinada. Desde o alerta, pelo menos quatro casos foram descobertos no Brasil, nenhum em Minas Gerais, ainda. O número, infelizmente, tem tudo para aumentar exponencialmente em solo tupiniquim.

Dos 28 casos, 24 foram registrados em São Paulo. O levantamento foi feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital e compreende todo o período da pandemia. Conforme a secretaria, desde 2020, para todos os casos de síndrome respiratória aguda grave (Srag) que evoluem para hospitalização na cidade, são coletadas amostras para pesquisa tanto do vírus influenza quanto do SARS-CoV-2. Desse modo, é possível entender se há coinfecção nos pacientes.

Já entre os outros quatro casos, três foram registrados no Ceará. Segundo a Secretaria de Saúde no estado, dois diagnósticos são em bebês de um ano e o outro em um homem de 52 anos. Os três, no entanto, já receberam alta hospitalar. O quarto caso na lista foi o primeiro infectado no Rio de Janeiro, um adolescente de 16 anos. Ele começou com os sintomas no dia 29 de dezembro e, por precaução, foi duplamente testado, já que os sintomas da Covid-19 e da gripe se confundem em diferentes aspectos. Após testes rápidos darem resultados positivos para ambas as doenças, o jovem fez um PCR, que também foi duplamente positivo.

Em entrevista ao JM Online, o infectologista Rodrigo Molina explicou que não existe uma forma concreta de diferenciar somente os sintomas, e até por isso ambas as doenças são chamadas de síndrome gripal. "Não há muita diferenciação na parte clínica em relação aos sinais e aos sintomas de uma gripe causada pelo vírus Influenza, ou de qualquer outro vírus causador de infecção de vias aéreas, como o coronavírus, que é também um quadro gripal", aponta. 

Molina conta que a síndrome gripal pode ser causada por vários outros vírus como a Influenza A, a Influenza B, o vírus da Parainfluenza, entre outros vírus respiratórios e o coronavírus. Portanto, a melhor forma de saber qual a doença instalada no sistema é através da realização de um exame.

*Com informações do jornal Estado de S. Paulo

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por