GERAL

Quem conhece não esquece jamais: Minas Gerais comemora 300 anos de existência

Publicado em 02/12/2021 às 17:40Atualizado em 18/12/2022 às 17:22
Compartilhar

Tendo seu início pela histórica Mariana, a primaz mineira, Minas Gerais é hoje o estado com maior quantidade de cidades em todo território nacional. Com seus 853 municípios, Minas comemora nesta quinta-feira (2) seus 300 anos de existência. Estabelecida pelo rei Dom João V, a data em questão marca a criação da Capitania de Minas Gerais, em 1720.

Neste momento da história, a Coroa Portuguesa percebeu que se fazia necessário o desmonte das capitanias de São Paulo e Minas do Ouro por questões administrativas, uma vez que seria de extrema dificuldade que um só governante cuidasse de questões complexas de duas capitanias.

Ainda no século XVIII, pouco após a descoberta de ouro em grande quantidade na região, o estado crava seu marco na história do país, tornando-se a região mais rica em todo império português.

Marcado por grandes personalidades ao longo destes 300 anos, como Tiradentes e Aleijadinho, Minas Gerais é uma referência não só na região Sudeste como também em todo território nacional. O estado detém hoje o terceiro maior Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. São Paulo e Rio de Janeiro completam o pódio.

Tendo destaque também no setor agropecuário, apresentando o terceiro maior rebanho bovino do país e sendo o maior produtor nacional de leite. O estado lidera a produção de feijão e também é responsável por 50% da safra de café em todo o país.

Outra referência está em seus pratos típicos. Sendo a culinária mineira uma das que concentra a maior diversidade de pratos em todo o nosso país, raros são os que não se rendem ao sabor da comida mineira. Terra de um povo forte e trabalhador, Minas é conhecida por acolher os que chegam à ela.

Em celebração aos 300 anos, foi pensada uma programação em todo o estado, que pode ser conferida no site: www.minas300anos.mg.gov.br/

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por