GERAL

Cabo de energia se rompe e provoca descarga elétrica em criança em Uberlândia

Publicado em 18/10/2021 às 07:00Atualizado em 19/12/2022 às 01:43
Compartilhar

Cabo de alta tensão rompido provocou descarga elétrica em casal e em criança de 11 anos (Foto Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Uma criança de 11 anos sofreu parada cardíaca decorrente de descarga elétrica durante temporal em Uberlândia neste domingo (17). Após receber os primeiros socorros, o menino foi encaminhado ao Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, onde está internado na unidade de terapia intensiva em estado grave. Segundo informou o Corpo de bombeiros, um cabo de alta tensão da fiação elétrica se rompeu, atingindo um veículo, onde estavam um casal e uma criança. Em um ato de desespero, os pais desceram do carro e, ao tentarem tirar o filho do veículo, sofreram uma descarga elétrica. A criança sofreu uma parada cardíaca.

Os pais levaram a criança a uma unidade de atendimento integrado no bairro Tibery, onde a equipe médica trabalhou para reverter o quadro. Diante da gravidade, o garoto foi encaminhado para o Hospital de Clínicas da UFU.

Segundo nota enviada pela Cemig, a descarga elétrica ocorreu quando a criança tocou o solo com parte do corpo ainda encostando no automóvel. A companhia acompanha o caso e presta apoio à família.

Vale lembrar que durante o acidente chovia e ventava muito em Uberlândia. “A provável causa do rompimento do cabo foi o lançamento de algum objeto, pela força do vento, em direção à rede, o que teria provocado o curto-circuito. Outras informações a respeito do estado de saúde devem ser apuradas junto às autoridades”, diz trecho da nota.

Fio Partido e segurança durante tempestades

Nos casos em que condutores rompidos caiam sobre veículos, é possível que, ao sair do automóvel, a pessoa sofra um choque elétrico, que pode ser de até 13 mil volts, caso seja uma rede de média tensão. O único caso em que a pessoa deve deixar o veículo imediatamente é em situações de incêndio. Nessas ocasiões, se for necessário sair do veículo, a pessoa nunca deve tocar a estrutura do automóvel e no solo ao mesmo tempo, porque ele se tornará o caminho entre a corrente elétrica e o solo. Isso pode ser fatal ou causar queimaduras gravíssimas.

A recomendação é telefonar imediatamente para o Fale com a Cemig, no telefone 116, que funciona 24 horas por dia. Se uma árvore cair na frente de sua residência, nunca tente retirá-la ou cortá-la e chame o corpo de bombeiros para retirar esta árvore. Em muitos casos, no meio da árvore caída, pode existir um cabo partido da rede elétrica que pode estar energizado e escondido no meio dos galhos e, ao tentar retirar a árvore, a pessoa pode sofrer um choque elétrico de até 13.800 volts, com risco de morte ou graves queimaduras".

*Com informações do jornal O Tempo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por