JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 19 de setembro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Governo de Minas lança aplicativo de teleconsultas específicas para Covid-19

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

13/09/2021 - 16:03:32. Última atualização: 13/09/2021 - 16:09:22.

O Governo de Minas lançou o Saúde Digital MG - Covid 19, plataforma para auxiliar os cidadãos a realizarem uma autoavaliação de saúde com foco no Coronavírus, oferecendo um direcionamento para o acesso à saúde do Estado. O aplicativo é baseado em telemedicina, ferramenta rápida e conveniente de acesso a médicos, enfermeiros e psicólogos para atendimento à população.

O serviço oferece orientação médica para evitar idas desnecessárias aos hospitais, bem como acompanhamento de pacientes habituais ou até de quarentena. A plataforma auxilia os cidadãos a realizarem uma autoavaliação de saúde com foco no coronavírus, oferecendo um direcionamento para o acesso à saúde do Estado. O aplicativo é baseado em telemedicina, ferramenta rápida e conveniente de acesso a médicos, enfermeiros e psicólogos para atendimento à população.

Após preencher um formulário de autoavaliação do seu estado de saúde, o usuário será direcionado para uma teleconsulta inicial com médico, de acordo com seu estado de saúde. Cada paciente registrado tem também a possibilidade de vincular outros familiares e pessoas que não têm um celular ou dispositivo com acesso à internet, como crianças e idosos. 

De acordo com a especificidade de cada paciente, a triagem pode sugerir que ele realize uma primeira consulta virtual com um médico, que fará uma avaliação de seu quadro. Essa consulta será agendada e o paciente será notificado por e-mail, SMS e pelo próprio aplicativo com 10 minutos de antecedência.

Após a realização da teleconsulta e a avaliação do médico, os pacientes poderão ser acompanhados por enfermeiros e psicólogos que darão sequência no atendimento. Caso seja necessária a emissão de atestados médicos, prescrições médicas ou pedidos de exames, o "Saúde Digital MG - Covid19" disponibilizará estes documentos no próprio aplicativo, ou por e-mail. No caso de prescrição de medicamentos, o usuário poderá imprimir a receita com a assinatura do médico para direcionar-se até a farmácia de sua preferência - ou simplesmente mostrar o e-mail com o documento recebido em PDF.

Antes de iniciar a teleconsulta, é necessário que o paciente esteja em um lugar iluminado, com acesso à internet estável e a lista de medicamentos de uso contínuo em mãos. Como o profissional de saúde é o responsável por iniciar a consulta no aplicativo, o paciente deve estar online e logado na plataforma com 5 minutos de antecedência.

FUNÇÃO DE VACINAÇÃO

A partir de dados e informações disponibilizadas pelo município e pelo Programa Nacional de Imunização, o aplicativo informará aos usuários cadastrados se eles já estão aptos a receber o imunizante, bem como os locais, horários e datas disponíveis para a vacinação.

A iniciativa busca proporcionar uma ferramenta para evitar aglomerações nos pontos de vacinação e otimizar a logística de vacinação. Após a seleção do local de vacinação, serão apresentados os dias e horários disponíveis para agendamento, que podem ser escolhidos pelo cidadão. O aplicativo fornecerá de forma digital um comprovante do agendamento realizado. Após a confirmação da vacinação por parte do município, será gerado um comprovante da vacinação, em formato digital, que também indicará a data adequada da aplicação da segunda dose.

O governo disponibilizou um vídeo com um passo a passo sobre como baixar e usar o aplicativo, assista o vídeo clicando aqui.

 

 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia