JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 20 de setembro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Guia para um monitoramento de TI de sucesso para sua empresa

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

01/06/2021 - 00:00:00.

Investir em monitoramento de TI é essencial para detectar problemas, como falhas no sistema. Veja aqui um guia para um monitoramento de TI de sucesso para implementar em sua empresa!

Em um mundo cada vez mais digital, a empresa que não possui monitoramento de TI pode estar colocando em risco toda a produtividade da corporação.

O procedimento é uma ação crucial para identificar problemas que podem interromper ou deixar as rotinas de trabalho mais lentas, causados por erros operacionais, sistemas desatualizados ou equipamentos ociosos.

Ou seja, o monitoramento de TI é essencial para manter a integridade e controlar toda a infraestrutura tecnológica da empresa com agilidade e eficiência. Entenda!

Entendendo o monitoramento de TI

O monitoramento de TI da empresa propõe o gerenciamento completo de toda a estrutura tecnológica, sendo um processo essencial para controlar e fornecer o suporte adequado para suas redes e sistemas.

O acompanhamento contínuo de todos os recursos tecnológicos permite analisar a performance, mensurar suas disponibilidades, além de fornecer diversas métricas de análise que são imprescindíveis para que toda a infraestrutura de TI tenha bom desempenho.

Sendo assim, o monitoramento de TI deve incluir todos os sistemas, serviços, equipamentos, softwares e redes que são utilizadas nos processos do cotidiano da empresa. Esta prática tem como objetivo garantir a confiabilidade, integridade e disponibilidade de todas as frentes tecnológicas da empresa.

Cada empresa deve definir o que deve ser monitorado, baseado nas prioridades de seu processo de trabalho, verificando quais dados são necessários e estratégicos para o acompanhamento constante da infraestrutura de TI.

Benefícios do monitoramento de TI para a empresa

A empresa que realiza o monitoramento está à frente das outras, pois acompanha a performance, identificando melhorias e solucionando rapidamente as falhas nos processos do cotidiano do trabalho.

Mas o monitoramento de TI pode trazer mais benefícios como:

●     Detecção precoce de falhas e problemas

Segundo o portal Network-King Brasil, o monitoramento de TI é uma função que pode ajudar a encontrar soluções para uma diversa gama de problemas, desde velocidade baixa da internet até segurança da rede.

Essa é uma das vantagens que mais atraem as empresas para o monitoramento de TI, afinal as ações são proativas, e não reativas. Ou seja, lida com os problemas de forma precoce ou até antes de realmente acontecer, evitando as falhas e prejuízos causados pela interrupção dos sistemas.

●     Dados confiáveis para embasar decisões

Além de garantir o funcionamento correto da estrutura de TI, possibilita criar uma estratégia adequada baseada nas informações geradas pelo acompanhamento, facilitando a tomada de decisões.

●     Melhoria no desempenho

Monitorando o setor de TI, aumenta a eficácia da infraestrutura tecnológica. Isso porque as rotinas de trabalho são otimizadas, pois ocorre a detecção e solução rápida das falhas, evitando interrupções. Isso aumenta a produtividade e a performance da equipe.

Como fazer um monitoramento de TI de sucesso

Por mais que os benefícios sejam muitos, existem empresas que deixam de implementar a prática do monitoramento de TI com eficiência por conta de alguns desafios, como a complexidade da infraestrutura ou ferramentas de monitoramento. Outras empresas acreditam que somente com investimento alto é possível ter um monitoramento de sucesso, e este pensamento está totalmente errado.

Veja algumas dicas para implementar com sucesso o monitoramento de TI na empresa.

1. Defina as ferramentas e modelo de monitoramento

Caso a empresa decida fazer o monitoramento de TI de forma interna, investir em ferramentas adequadas para realizar este processo será o primeiro passo.

Contar com uma empresa terceirizada especializada nestes processos pode simplificar, pois não necessita investimento em infraestrutura, contando com suporte especializado sempre que precisar.

2. Estabeleça objetivos e métricas de desempenho

Para promover análises, estabeleça quais métricas de desempenho serão mais utilizadas em sua empresa, considerando produtividade dos colaboradores e desempenho dos sistemas.

Para que o planejamento seja melhor ainda, liste todos os recursos da infraestrutura de TI, definindo o papel de cada componente no funcionamento geral das tarefas.

3. Treinamento para a equipe

Independente do monitoramento ser feito de forma interna ou terceirizada, a equipe deve participar deste processo. Incentive a colaboração com ideias e identificação de falhas, fazendo com que os colaboradores e o time de TI trabalhem em conjunto para manter os sistemas funcionando corretamente.

4. Faça relatórios

Utilize o monitoramento para gerar relatórios de desempenho. Detectando os erros e potenciais soluções, a análise destes e outros dados fará a diferença para alcançar as metas e tomar decisões mais certas.

5. Use as análises para remanejar recursos

Utilize as métricas geradas no monitoramento para gerenciar de forma mais otimizada e inteligente os recursos disponíveis. Com os dados gerados em mãos, é possível reavaliar prioridades e urgências das demandas, gerando cada vez menos prejuízos inesperados e trazendo mais resultados positivos para a empresa.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia