JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 12 de abril de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Startup mineira inicia curso gratuito de TI para profissionais de baixa renda

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

08/04/2021 - 00:00:00.

A startup mineira eNotas, única solução do mercado que automatiza todo o fluxo de emissão de NF-e em qualquer lugar do Brasil, deu início a um curso gratuito de formação em desenvolvimento de sistemas para 20 profissionais de baixa renda de Belo Horizonte e região. O objetivo é promover o conhecimento em TI e fomentar o mercado de tecnologia, que registra anualmente o déficit de 24 mil especialistas no Brasil, de acordo com estudo da Brasscom - Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação.

A iniciativa originalmente englobaria 15 jovens, mas devido ao grande interesse gerado, foram oferecidas 20 vagas para profissionais de 18 a 50 anos, sendo 9 mulheres e 11 homens. O curso é resultado da ação solidária realizada na última Black Friday, quando a startup fugiu das tradicionais promoções da campanha, que visam apenas descontos em produtos, para realizar a chamada "unBlack Friday eNotas 2020".

Com o repasse de 50% do valor arrecadado em todos os novos contratos firmados, entre 26 e 27 de novembro, a eNotas contratou a Faculdade Cotemig, de forma a viabilizar curso on-line de linguagem de programação C#, uma das linguagens mais difundidas no mundo, sendo considerada uma das melhores opções para se iniciar no mundo da programação. O curso tem duração de 150 horas e módulos básico, intermediário e avançado.

Christophe Trevisani, CEO da eNotas e ex-aluno do Cotemig, afirma que o propósito da ação é contribuir para a formação de futuros profissionais que serão inseridos no mercado de trabalho, bem como avaliá-los para possíveis oportunidades na empresa, nas áreas de desenvolvimento e suporte da startup. "Nós respiramos tecnologia e temos a sorte de vivenciar no dia a dia as diversas oportunidades que o setor traz", comenta o executivo.

"Acreditamos que quanto mais pessoas conseguirem entrar nesse mundo tech de desenvolvimento de softwares, infraestrutura e assuntos relacionados, aumentamos as possibilidades de solucionar questões complexas existentes no mundo e, por isso, entendemos a importância de incluir e priorizar aqueles que mais precisam de oportunidade", destaca Christophe.


Participaram da pré-seleção mais de 180 profissionais de Belo Horizonte e cidades vizinhas, inclusive alunos da Faculdade Cotemig que já estão cursando TI pelo ProUni e candidatos que não conseguiram ingressar no curso por restrição de renda. A escolha dos 20 participantes deu atenção à paridade de gênero e eles serão acompanhados durante todo o curso por mentores voluntários da startup, que serão responsáveis por auxiliar os estudantes em caso de dúvidas nos exercícios, além de ministrar palestras complementares à capacitação.

Sobre a eNotas:
A eNotas é a única solução tecnológica do mercado que automatiza 100% do fluxo de emissão de NF-e em qualquer cidade do Brasil, sem o cliente precisar se preocupar com as várias regras de emissão que variam entre as prefeituras. Oferece três produtos: "eNotas Emissor", plataforma voltada para quem vende online e precisa automatizar suas próprias NF-e conectado a um meio de pagamento online e/ou plataforma EAD; "eNotas Gateway - Emissão", plataforma que emite NFS-e, NF-e e NFC-e e fornece um canal único de comunicação com a Sefaz de cada estado e mais de 1.300 prefeituras; "eNotas Gateway - Consulta", plataforma para consultar e monitorar NFS-e e NF-e tomadas e prestadas da empresa em tempo "quase" real. A eNotas cuida das notas fiscais para que seus parceiros possam cuidar do próprio negócio.

NF-e: Nota fiscal de Produto (Comércio/eCommerce)
NFS-e: Nota fiscal de Serviço (Prestadores de serviço em geral)
NFC-e/CF-e (SAT/MFe): Nota fiscal de Consumidor - Cupom fiscal (Varejo em geral)


Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia