JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 04 de dezembro de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Portabilidade de financiamento imobiliário dispara 625% no ano até julho; entenda

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

22/10/2020 - 00:00:00.

O número de pedidos de portabilidade de financiamento imobiliário, efetivados de janeiro a julho deste ano chegou a 8,7 mil e o saldo portado no mesmo período atingiu R$3 bilhões. Mas afinal, você sabe o que é a portabilidade de financiamento imobiliário e como ela pode te ajudar a reduzir custos? 

É o processo de transferir a dívida para outro banco, de forma que haja redução no valor das parcelas, melhores condições do empréstimo e logo economizar dinheiro. O aumento, segundo o Banco do Brasil, se dá devido a crise financeira causada pela pandemia.

Conforme os dados do Banco Central, nos primeiros sete meses deste ano, o número de pedidos efetivados pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH) e pelo Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) chegou a 8,7 mil - uma alta de 625% em relação ao mesmo período de 2019, quando foram apenas 1,2 mil operações. O número de pedidos, no entanto, foi ainda maior: foram 26,5 mil solicitações de janeiro a julho. No mesmo período, o saldo portado (a soma dos valores financiados) atingiu R$ 3 bilhões.

Com menos encargos financeiros, os financiamentos se tornam mais acessíveis para os mutuários. Sob a ótica dos credores, por sua vez, o crédito imobiliário se tornou uma alternativa a mais para estabelecer uma relação de longo prazo com bons clientes.

Eduardo Muszkat, fundador da Kzas, empresa do ramo imobiliário, explicou em entrevista ao G1, que a portabilidade só compensa quando o prazo de duração do contrato for longo o suficiente para os juros serem distribuídos ao longo das parcelas e a economia cobrir os gastos com vistoria do imóvel e documentação.

"[A portabilidade] É uma das brigas mais importantes dos bancos porque se o mutuário for bem atendido, ele é fidelizado. Além disso, o risco é baixo porque existe um ativo inerente à operação", explicou Muszkat.


 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia