JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 27 de outubro de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Pacote misterioso chega na casa de brasileiros e órgão emite alerta

18/09/2020 - 15:43:24. Última atualização: 18/09/2020 - 16:00:48.


Foto/Gabriel Zapella/Cidasc/Divulgação

Moradores do sul do país receberam pacotes misteriosos em casa junto a compras realizadas pela internet, como um brinde. Os kits, supostamente enviados da China, descrevem o conteúdo como “joias”, mas são, na verdade, sementes.

O primeiro pacote noticiado chegou a um morador da cidade de Jaraguá do Sul, norte do estado de Santa Catarina. A pessoa realizou a compra de um objeto de decoração por meio da internet e, ao receber a encomenda, recebeu também outro pacote contendo duas embalagens com as sementes.

Após a repercussão, ao menos 30 moradores de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul entraram em contato com as autoridades para informar que também receberam as sementes via Correios, algumas delas não haviam feito compras na internet.

O material será periciado pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O órgão também emitiu um alerta à população e, em caso de recebimento, orientou que os pacotes não devem ser abertos, e as sementes não devem ser plantadas, nem jogadas no lixo já que podem estar contaminadas com pragas capazes de impactar as plantações agrícolas da região.

A recomendação é levar o material até um escritório da Cidasc ou do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), mais próximo para que sejam recolhidas.

Em julho, agricultores dos Estados Unidos relataram o recebimento de embalagens não solicitadas contendo sementes chinesas. O Ministério de Agricultura de Portugal também emitiu um alerta sobre os sérios riscos que estas embalagens com sementes, provenientes de outros países.

*Com informações Correio Braziliense

Leia mais

Continua depois da publicidade

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia