Candidatos do concurso para o Censo Demográfico 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) serão reembolsados integralmente. A expectativa é que o ressarcimento esteja disponível em 18 de maio, informou o instituto nesta quarta-feira (25). Devido à pandemia do novo coronavírus, o Censo Demográfico foi adiado para 2021.
O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) - banca organizadora do concurso - encaminhará ao IBGE as informações cadastrais de cada um dos pagantes, de acordo com a nota distribuída à imprensa. O reembolso estará disponível na forma de ordem de pagamento, a cada um dos candidatos, nas agências do Banco do Brasil.
Ainda segundo a nota, as orientações para o recebimento dos reembolsos serão amplamente divulgadas a todos por e-mail e nas páginas oficiais e demais canais de comunicação do IBGE e do Cebraspe.
Para as funções de nível médio - Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS) - a taxa de inscrição era de R$ 35,80. Para a vaga de Recenseador, com exigência do ensino fundamental completo, o valor era de R$ 23,61.
As inscrições paras as vagas temporárias do concurso foram abertas em 5 de março. Na época, para Uberaba foram oferecidas 306 vagas para Recenseador; três para Agente Censitário Municipal e 40 para Agente Censitário Supervisor.