JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 09 de agosto de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

GERAL

Tire dúvidas sobre o que você pode fazer durante isolamento social

Posso sair para caminhar? E andar de elevador? É seguro vacinar contra a gripe? Essas e outras perguntas respondidas

23/03/2020 - 12:16:10. Última atualização: 23/03/2020 - 12:48:06.

Entrevista coletiva do Ministério da Saúde neste fim de semana tirou dúvidas recorrentes de muitos brasileiros em tempos de coronavírus e isolamento domiciliar. Posso levar meu cachorro para passear? Posso levar meus filhos ao parquinho? Posso sair para correr na rua? Posso andar de bicicleta? Essas e outras dúvidas têm respostas praticamente iguais: é preciso evitar aglomerações

  1. Andar de elevador com mais de quatro pessoas nem pensar. Aguarde o próximo. Uma pessoa doente no elevador pode contaminar outras. Também tome cuidados de higiene ao apertar botões para subir e descer.
  2. Levar o cachorro para passear é permitido.
  3. Andar de carro, só com as janelas abertas. Esqueça o ar condicionado.
  4. Exercícios físicos ao ar livre estão permitidos, mas não em grupo. “Se for uma corrida ou caminhada em um parque e tiver aglomeração, você estará numa situação não recomendada”, informa o Ministério da Saúde.
  5. Missa ou culto religioso, jamais.  “Isso não significa fechar a igreja. Ela pode permanecer aberta para alguém ir lá rezar”, afirma o secretário-executivo do ministério.
  6. Levar os filhos no parquinho pode, mas desde que não haja aglomeração de crianças e que se adote medidas de higiene.
  7. Sair na rua para conversar com os amigos e vizinhos também não pode. Reunião de amigos no condomínio? Também não pode. “Não há neste momento uma restrição absoluta, mas é preciso ter cuidado com as orientações de isolamento social”, afirmou o secretário Gabbardo. “O que se pede é cuidado nas aglomerações e etiqueta social”, disse ele.
  8. Preciso tirar os sapatos para entrar em casa? O ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta diz que não só pelo coronavírus, mas por uma questão de higiene. Ele afirmou que ele mesmo faz isso.
  9. O ministro da Saúde ainda deu orientações para abrir janelas e deixar a casa o mais ventilada possível. "Abram suas casas e deixem o ar circular, para impedir que gotículas de saliva possam contaminar outras pessoas", afirmou, neste domingo, 22. 

O Ministério da Saúde também advertiu sobre algumas informações falsas sobre testes físicos para diagnóstico do novo coronavírus, como prender a respiração para "testar a capacidade dos pulmões". O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, foi taxativo: “É fake news”. Portanto, cuidado com as desinformações nas redes sociais. 

Ainda durante a coletiva, Gabbardo fez apelo para que a população faça sua parte para conter o avanço do novo coronavírus no País. Na avaliação dele, não se deve esperar que apenas o poder público adote ações para impedir a evolução da doença. 

“Estamos chegando em um momento difícil. Todos nós temos que ter uma decisão e um engajamento pessoal”, afirmou. “Cada um de nós terá que fazer sua parte, com calma, tranquilidade. Não adianta ter pânico.”

E sobre a vacinação? É seguro ficar na fila da vacina da gripe? Posso esperar no carro?

A campanha de vacinação contra a gripe mal começou e já corre o risco de ser suspensa em Uberaba. Mas qual é a melhor forma para procurar a imunização? É seguro ficar na fila da vacina da gripe? Posso esperar no carro? Em meio à pandemia do novo coronavírus, dúvidas, boatos e informações imprecisas sobre a aplicação da vacina têm se espalhado. Confira abaixo as respostas para as dúvidas mais comuns. 

Onde eu posso me vacinar?

Em todas as unidades básicas de saúde do município. Veja aqui quais são e onde elas ficam

Quem pode se vacinar?

A campanha é dividida em três etapas. A primeira delas, que começa hoje, é dedicada aos idosos e profissionais de saúde – até o dia 16 de abril. Depois dessa data, o foco também estará em pessoas com doenças crônicas, professores e profissionais das forças de segurança. Por fim, a partir de 9 de maio, a prioridade será também de crianças de 6 meses a menores de 6 anos, adultos de 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, presidiários e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão em medidas socioeducativas. 

Posso me vacinar dentro do carro?

Sim, Uberaba tem dois pontos de drive-thru dedicados à vacinação de pessoas acima de 60 anos. Os atendimentos estão sendo realizados no estacionamento do Laboratório Lamel, na avenida Guilherme Ferreira, 480, centro, e no no pátio do Santuário Nossa Senhora da Abadia, entrada pela rua Campos Sales, das 9h às 16h, de segunda a sexta. A imunização ocorre tanto para pessoas que chegarem a pé, ou no modelo drive-thru, em que os maiores de 60 anos podem chegar em seus veículos, onde serão imunizados, e sair rapidamente do local, agilizando o atendimento e evitando contato com terceiros estranhos. 

Por que a vacina é recomendada mesmo em meio à pandemia?

Continua depois da publicidade

Embora sejam viroses distintas, a gripe e o novo coronavírus têm sintomas semelhantes. A população estar vacinada contra a gripe é uma forma de facilitar o diagnóstico de suspeita do covid-19. 

A vacina protege contra o covid-19?

Não, o covid-19 não é considerado uma gripe. A vacina aplicada neste ano protege contra os três tipos de vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). 

Pessoas gripadas podem se vacinar?

O infectologista Jean Gorinchteyn, do Hospital Emílio Ribas, recomenda que todas as pessoas que estejam com sintomas de alguma doença contagiosa, como tosse, febre e diarreia evitem ir a um posto de vacinação por 15 dias.

Como minimizar a possibilidade de contrair o novo coronavírus na vacinação?

Evitar os primeiros dias da campanha, quando costuma ter maior aglomeração, é uma das dicas do infectologista Jean Gorinchteyn. Ele também indica que os idosos peçam a familiares e pessoas próximas que já estão em circulação na rua para verificarem os locais mais próximos e com menos aglomerações. 

Como se proteger do covid-19 na fila?

O infectologista Jean Gorinchteyn indica que as pessoas mantenham uma distância de dois metros em relação aos demais ocupantes da fila. "Na fila você consegue fazer isso (evitar aglomeração), o mais difícil é entrando todo mundo junto na mesma sala. Aí é um problema e quem está organizando a fila e a vacinação para que isso não ocorra”, ressalta. Na cidade de São Paulo, a recomendação prioritária é que a aplicação ocorra nas áreas externas das unidades. 

Se vacinar dentro do carro reduz as chances de contrair o novo coronavírus? 

"É uma forma muito mais interessante, evitando as aglomerações em filas (de pessoas em pé). É uma forma bastante criativa e válida para a prevenção”, diz o médico Jean Gorinchteyn.

*Com informações Estadão

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia