GERAL

Destinos internacionais para viajar sem passaporte

Países do Mercosul e da América do Sul aceitam entrada de brasileiros exigindo somente o documento de identidade

Gisele Barcelos
Publicado em 24/02/2020 às 06:56Atualizado em 18/12/2022 às 04:29
Compartilhar

Preguiça, custo, burocracia… Qualquer que seja o motivo, existem pessoas que não possuem e nem pretendem tirar o passaporte. A boa notícia é que isso não impede ninguém de viajar para fora do país. Existem pelo menos oito países que recebem brasileiros sem a necessidade do documento.

Países do Mercosul e da América do Sul aceitam entrada de brasileiros exigindo somente o documento de identidade. Apenas é necessário verificar se o RG está em bom estado de conservação e com uma foto que permita o reconhecimento físico.

Se ficou animou com a possibilidade, confira as principais atrações em cada um dos países e comece já a organizar a próxima viagem. Argentina

O território dos hermanos argentinos guarda destinos imperdíveis para conhecer, da gelada Patagônia aos desertos de Salta. É claro que Buenos Aires, queridinha dos brasileiros, não pode ficar de fora, com seus ótimos restaurantes, shows de tango, museus e animada vida noturna.

Mas outros roteiros também merecem atenção, como o balneário de Mar del Plata, as vinícolas de Mendoza e as estações de esqui de Bariloche.

Além de destinos para todos os gostos, a comida é um espetáculo à parte no país, com cortes de carnes diferentes dos nossos e irresistíveis, regados a vinhos excelentes e com ótimos preços. Bolívia

Um país dono de belezas espetaculares como Salar de Uyuni (o maior deserto de sal do mundo) e sítios arqueológicos que ainda mexem com o imaginário do grande público e de historiadores só pode proporcionar viagens incríveis.

A Bolívia abriga riquezas únicas, capazes de entreter o viajante por dias e dias. A sugestão para explorar as várias possibilidades é definir um roteiro que priorize ou lado histórico ou cenários naturais. Uma dica é começar a viagem por La Paz, mas considere todas as distâncias para se organizar melhor. Chile

Desertos, vulcões, geleiras, vinhedos, modernidade e história fazem do Chile um país múltiplo, incansável, e o melhor: você pode viajar sem passaporte!

Além disso, a cada nova estação, uma experiência única será vivenciada e não importa qual região chilena faça parte do roteiro, seja a Patagônia Chilena, Santiago ou Ilha de Páscoa. Colômbia

De um lado, o azul das águas caribenhas. Do outro, o verde dos cafezais. Em meio a tudo isso, cidades históricas, formadas por conjuntos arquitetônicos majestosos e imponentes. É assim que a Colômbia recebe os visitantes, garantindo ainda a hospitalidade e as valiosas tradições de seu povo.

São vários os destinos que você pode desbravar na Colômbia, da capital Bogotá ao mar caribenho em cidades como Cartagena das Índias e San Andrés – belezas não faltarão no caminho! Equador

Equador é um dos países mais baratos do mundo para viajar e ainda mescla cenários naturais de tirar o fôlego com muita história.

Depois de desembarcar na capital Quito, você poderá conferir de perto assombrosos vulcões, como Cotopaxi e Chimborazo, ou ainda conhecer lugares paradisíacos como as Ilhas de Galápagos. Paraguai

Esquecido por boa parte dos viajantes brasileiros, o Paraguai pode ser uma agradável surpresa, especialmente para aqueles que viajam com o objetivo de enriquecer sua bagagem cultural.

Assunção, capital do país, é formada por prédios históricos e abriga diversas áreas verdes. O interior paraguaio, por sua vez, propicia experiências ainda mais convidativas, graças a lugares como as Ruínas da Santíssima Trindade, que revelam detalhes do período quando os jesuítas tentaram catequizar as comunidades indígenas da região. Peru

O principal cartão postal peruano é, sem dúvida, Machu Picchu. O país, porém, tem muito mais a oferecer. Por isso, até mesmo quem já conheceu Cusco e a região do Vale Sagrado dos incas tem motivos para voltar.

Quem tiver a oportunidade deve aproveitar para conhecer outras riquezas peruanas, como a imponente capital Lima, as misteriosas linhas de Nazca e as comunidades pitorescas do Lago Titicaca. Uruguai

Apesar de ser um país menor comparado aos outros da América do Sul, o Uruguai também oferece muitas alternativas para os viajantes.

Dono de praias incríveis, como as encontradas em Punta del Este, e de raridades culturais e históricas, como as que fazem de Montevidéu uma capital única, o país é imperdível para quem gosta de se perder por entre belezas incomuns.

Há ainda a bucólica Colônia Del Sacramento, uma pequena e pacata cidade às margens do Rio da Prata, com ruas arborizadas, os carros antigos e restaurantes charmosos, que pode ser conhecida em apenas um dia. Dicas para viajar sem passaporte

É importante verificar antes da viagem se o país que você vai visitar tem alguma exigência em relação a certificados de vacina. A Colômbia, por exemplo, exige para a febre amarela, cuja dose, para quem não tomou, deve ser aplicada com pelo menos dez dias de antecedência da viagem.

Outro cuidado adicional é na hora de escolher o voo. Dependendo do itinerário, o passageiro pode ser obrigado a portar o passaporte. É o caso, por exemplo, de quem pega voos da Copa Airlines para a Colômbia, com conexão no Panamá.

Nesse caso, o passaporte é obrigatório no embarque, porque o Panamá não tem acordo com o Brasil para o uso do RG como documento de identificação. Já se a sua conexão for por um país que não exige o passaporte, sem problemas.

*Gisele Barcelos é uma jornalista viajante, apaixonada por pesquisar novos destinos e montar roteiros para aventuras pelo mundo afora. Além do conteúdo para o portal do Jornal da Manhã, é autora do blog Checklist Mundo e do instagram Checklist Mundo, onde compartilha dicas para ajudar todo mundo a viajar mais e melhor.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por