JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 06 de dezembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

GERAL

Vagas temporárias: cinco dicas para conquistar um emprego no final do ano

O funcionário temporário é contratado justamente para fornecer apoio e deve estar preparado para os imprevistos

02/12/2019 - 00:00:00.

Para os 12,6 milhões de desempregados do país, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) traz números animadores para este fim de ano: no período, aproximadamente 91 mil vagas temporárias serão disponibilizadas no comércio em todo o território nacional, o maior índice desde 2014. Os segmentos mais promissores são os de vestuário de hiper e supermercados.

O contrato temporário pode durar até 180 dias e assegura direitos ao trabalhador, como o vale-refeição, vale-transporte e atendimento médico e ambulatorial. Além disso, os candidatos também têm outro benefício: a chance de efetivação.

Para conquistar um espaço no mercado de trabalho, o bom desempenho deve estar presente desde a etapa de recrutamento e seleção. Demonstrar interesse e aptidão é uma boa forma de começar, mas ainda não resume tudo o que é necessário para se obter uma vaga. A gestora de educação do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac), Flávia Teixeira, lista cinco dicas para você conquistar um emprego temporário – e talvez permanente, por que não? – nesse final de ano.

Faça um currículo atrativo
O currículo é a primeira impressão que um recrutador terá sobre a sua imagem. Mantenha as suas informações bem organizadas.

Procure vagas no lugar certo
Antes de se candidatar, analise se o seu perfil é compatível com a empresa e a função que será desempenhada. No desespero, as pessoas acabam disparando currículos para oportunidades que não se encaixam. Resultado? Retornos negativos ou experiências desastrosas.

Destaque-se no processo seletivo
Agora que você já conquistou o recrutador com o seu currículo, está na hora de mostrar o seu potencial. Ao falar sobre suas vivências e características profissionais, seja transparente. A firmeza e a sinceridade cativam e possibilitam construir uma relação de confiança.

Seja proativo
Tanto nas empresas de pequeno como nas de grande porte, no período natalino os clientes pipocam. Esteja preparado para fazer hora extra, lidar com pessoas apressadas e explorar as suas habilidades para abraçar outras atividades. O funcionário temporário é contratado justamente para fornecer apoio e deve estar preparado para os imprevistos.

Tenha compromisso
Independentemente do segmento, o cliente tem um único desejo: ser bem-atendido. Levando em conta que a maior parte das vagas é destinada ao comércio, prestar um atendimento ao cliente com excelência é pré-requisito para quem pretende se lançar no mercado de trabalho no fim de ano.  

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia