GERAL

Setembro Amarelo: Polícia Militar lança nesta sexta programa "Todos pela Vida"

O evento será realizado no auditório da 5ª Região Integradas de Segurança Pública (Risp)

Publicado em 12/09/2019 às 16:24Atualizado em 18/12/2022 às 00:11
Compartilhar

Foto/divulgação PMMG

A Polícia Militar de Uberaba, lança nesta sexta-feira, 13 o programa “Todos pela Vida”, em alusão a Campanha Setembro Amarelo, que tem como objetivo a prevenção ao suicídio.

O evento está agendado para as 8h, será realizado no auditório da 5ª Região Integradas de Segurança Pública (Risp). De acordo com a organização do encontro, a ideia é trazer o diálogo e prevenir o suicídio.

No lançamento do programa, a 1ª Tenente PM PM QOS Renata Alves Barcelos, psicóloga NAIS, irá proferir palestra sobre o assunto.

Algumas estimativas sinalizam que 90% dos suicídios poderiam ser evitados com ajuda psicológica e 60% das pessoas que morrem por suicídio não chegaram a buscar ajuda. A maior parte dos suicídios é causada por doenças mentais que muitas vezes deixam de ser tratadas por desconhecimento e, não raras vezes, por preconceito.

No mundo todo, aproximadamente a cada 40 segundos, uma pessoa se mata. Trata se de uma questão de saúde pública e de extrema necessidade a sua abordagem.

Contudo, esse assunto ainda é tido como um tabu e por isso o diálogo necessário é, por muitas vezes, evitado. A cor amarela é usada para representar o mês da prevenção do suicídio por causa de Dale Emme e Darlene Emme, cujo filho Mike Emme se matou, em 1994, com apenas 17 anos de idade.

Mike era conhecido por sua personalidade caridosa e por sua habilidade mecânica. Como grande admirador de automóveis, Mike restaurou um Mustang 68 e o pintou de amarelo.

Mike amava aquele carro e por causa dele começou a ser conhecido como “Mustang Mike”. Entretanto, infelizmente, as pessoas que conviviam com Mike não perceberam os sinais de seu adoecimento, sendo surpreendidos pela trágica e abrupta interrupção de sua vida. No dia de seu funeral, uma cesta de cartões com fitas amarelas presas a eles estava disponível para quem quisesse pegá-los. Os cartões e fitas foram feitos pelos amigos de Mike e possuíam uma mensagem: “Se você precisar, peça ajuda!”

Em 2003 a OMS instituiu o dia 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, sendo o amarelo do mustang de Mike a cor escolhida para representar este sentimento e a fita amarela escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscar ajuda. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por