GERAL

Colisão de asteroide com a Terra é "100% certa", segundo cientista

Presidente da B612 Foundation tem certeza que o planeta Terra vai entrar em rota de colisão

Publicado em 14/08/2019 às 17:46Atualizado em 17/12/2022 às 23:25
Compartilhar

A presidente da B612 Foundation, a cientista Debra Remy, declarou que seremos atingidos por um asteroide; "é 100% certo que seremos atingidos, mas não é 100% certo quando". A B612 Foundation é uma fundação astronômica privada, dedicada a proteger a Terra de impactos de asteroides.

Apesar da certeza que o choque vai acontecer, Debra não acredita que o planeta será destruído porque, segundo a mesma, a tecnologia que temos seria suficiente para detectá-lo pelas agências espaciais. De acordo com as últimas pesquisas da cientista, a Terra não corre perigo nos próximos anos, mas ela afirma que é preciso ter mais atenção com corpos celestes menores.

No último sábado, um gigantesco asteroide, identificado como 2006 QQ23 se aproximou da Terra. De acordo com a NASA, o objeto tinha mais de 600 metros de diâmetro e viajava a 16,7 mil km por hora. Ele passou a 7,4 milhões de quilômetros de distância do planeta.

Asteroides pequenos são mais difíceis de serem identificados e podem causar impacto mais localizado. A NASA já afirmou que diariamente caem sobre a Terra cerca de 100 toneladas de material interplanetário. Contudo, a cada 10 mil anos em média, existe possibilidade de que asteroides com mais de 100 metros atinjam a Terra e causem desastres localizados ou ondas capazes de inundar zonas costeiras. Segundo Debra "Ainda temos um impacto global sobre transporte, redes de comunicação e clima".

*Com informações do Estado de Minas 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por