JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 18 de novembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

GERAL

Abertas inscrições dos Jogos do Interior de Minas (JIMI) 2018

Os Jogos têm por finalidades possibilitar aos gestores regionais a participação e organização de competições, desenvolver o intercâmbio esportivo entre os municípios mineiros

Última atualização: 21/02/2018 - 08:40:15.

Municípios, equipes e atletas que desejarem participar da edição 2018 dos Jogos do Interior de Minas (JIMI) já podem se inscrever. O JIMI é um programa da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp) realizado desde 1985 que, em 2017, voltou ao seu formato original, com participantes exclusivamente do interior, após cinco edições contando com equipes e atletas da capital.

Os Jogos têm por finalidades possibilitar aos gestores regionais a participação e organização de competições, desenvolver o intercâmbio esportivo entre os municípios mineiros, oferecer ao público mineiro uma opção de lazer e entretenimento, exaltar a prática desportiva como instrumento imprescindível para a formação do cidadão e incentivar o surgimento de novos valores esportivos nos municípios do interior do estado.

Para o secretário de Estado de Esportes em exercício, Ricardo Sapi, a expectativa para o JIMI 2018 é a melhor possível. “Atendemos à solicitação dos municípios no ano passado, voltamos a realizar os Jogos como era na década de 1980 e o resultado não poderia ter sido melhor. Tivemos 10.636 atletas participantes em 2017, contra 4.925 que participaram em 2016. Em relação ao número de municípios, o aumento foi de 183%, saltando de 119 para 337 cidades inscritas”, pontuou.

Em 2018, os Jogos acontecem em três etapas. Nas fases Microrregional e Regional acontecem as disputas das modalidades coletivas – basquete, futsal, handebol e vôlei –, nos naipes masculino e feminino.

Já a terceira etapa, a Estadual, além dos esportes coletivos, conta também com as modalidades individuais convencionais: atletismo, ciclismo, natação, judô, karatê, taekwondo, tênis de mesa e xadrez.

Os esportes paralímpicos – atletismo, natação e tênis de mesa, bocha e basquete em cadeira de rodas –, assim como badminton e peteca convencionais, têm sua realização condicionada ao número de inscrições e análise técnica.

O futsal de surdos masculino e feminino segue no programa do JIMI como modalidade exibição.

Fonte: Agência Minas

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia