GERAL

Quem for viajar no carnaval deve se vacinar contra febre amarela até hoje

Secretaria Municipal de Saúde reforça orientação do Ministério da Saúde para vacinação...

Geórgia Santos
Publicado em 31/01/2018 às 22:38Atualizado em 16/12/2022 às 06:43
Compartilhar

Secretaria Municipal de Saúde reforça orientação do Ministério da Saúde para vacinação contra a febre amarela antes do carnaval. Muitos irão viajar no feriado, inclusive para locais de risco, em que houve a confirmação da doença, como o litoral paulista, sendo assim, é preciso se prevenir.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, a vacina contra a febre amarela deve ser aplicada, pelo menos, dez dias antes de qualquer viagem para locais do país onde há recomendação de imunização. Ao todo, 20 estados e o Distrito Federal fazem parte da chamada Área com Recomendação de Vacinação. Portanto, aqueles que irão viajar no carnaval, devem procurar um posto de saúde o mais rápido possível. O prazo de 10 dias até o sábado da Festa de Momo começou na quarta-feira (31), mas se a pessoa não se vacinou, mesmo assim se imunize. 

 “Pensando nesta questão, já havíamos planejado intensificação nos postos de vacinação e com a unidade itinerante e, provavelmente, na semana que vem, teremos outra estratégia. Sendo assim, convocamos a população para que fique atenta. Se for viajar para as áreas de risco, vacine o mais rápido possível”, explica o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto.

Vale enfatizar que a orientação só é válida para pessoas que nunca se vacinaram: quem já tiver recebido uma dose ao longo da vida não precisa procurar novamente os postos de saúde. O diretor de Vigilância em Saúde, Nélson Ranieri, lembra que é importante se certificar por meio do cartão de vacina. “Se a pessoa perdeu o cartão de vacina e não tem certeza que tomou, é melhor garantir com uma segunda dose, do que deixar de vacinar. Muitos que nos procuram e levam o cartão, ao analisar percebemos que a pessoa já está protegida. Na vacinação itinerante, no Residencial Rio de Janeiro, por exemplo, das 206 pessoas que procuraram os postos, apenas 63 precisaram se vacinar”, explica o diretor.

A vacinação contra a febre amarela em Uberaba está sendo realizada nas nove unidades matriciais, todos os dias, e nas Unidades Básicas de Saúde a vacinação acontece toda terça e quinta-feira. Além disso, está acontecendo nesta semana a vacinação itinerante nos bairros que não possuem postos de saúde. Hoje (1º de fevereiro), a equipe está no período da manhã no Jardim Marajó 2; à tarde, no Jardim Marajó 1 e 3  e na sexta-feira (2), a vacinação será no Ilha de Marajó. (GS)

Reprodução

Para viajar no carnaval a áreas de risco, a vacina deve ser tomada até esta quinta-feira

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por