GERAL

Fecomércio de Minas Gerais orienta sobre funcionamento do comércio no Carnaval

Segunda, terça e quarta-feira não fazem parte do calendário de feriados nacionais, por isso os empresários precisam ficar atentos à regulamentação de cada cidade e à convenção coletiva do setor

Publicado em 23/01/2018 às 11:46Atualizado em 16/12/2022 às 06:58
Compartilhar

A segunda, terça e quarta-feira de Carnaval não são dias de feriado nacional. Assim, em tese, não haveria nenhum impedimento para a abertura do comércio. No entanto, há municípios que, no exercício de sua autonomia constitucional para legislar a respeito de assuntos de interesse local, estabelecem feriado municipal nessas datas ou regulamentam horários de funcionamento.

O advogado da Fecomércio MG, Eduardo Gonçalves, cita o exemplo de Belo Horizonte. A Lei Municipal nº 5.913/1991, em seu artigo 2º, alínea a, estabelece que “não haverá expediente” no comércio na terça-feira de Carnaval. “Desse modo, no caso da capital mineira, a legislação não fixa a data como sendo feriado municipal, mas regulamenta o horário de funcionamento para o setor”, enfatiza.

Isso significa, portanto, que o empresário deve ficar atento à legislação de cada cidade para o período da festa de Momo. “É importante verificar se os dias de Carnaval são considerados feriados no município ou se haverá expediente normalmente. Também é preciso consultar a convenção coletiva aplicável à categoria, que pode disciplinar a utilização da mão de obra na data”, completa.

***Com informações da Link Comunicação Empresarial e Fecomércio MG

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por