GERAL

Sagri apresenta projeto que previne incêndios na zona rural

Segundo o secretário executivo do Conselho de Segurança Pública, Roberto Alves de Oliveira, foi apresentado o conceito de uma brigada civil rural de prevenção e combate a incêndios

Publicado em 30/09/2017 às 09:59Atualizado em 16/12/2022 às 02:02
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Nos últimos meses, Uberaba registrou centenas de focos de incêndios, gerando inúmeros prejuízos

Em continuidade às ações para prevenir e combater incêndios na zona rural, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (Sagri) reuniu novamente, nessa sexta-feira, com entidades de Uberaba para apresentar como está o desenvolvimento das ações discutidas anteriormente no Sindicato Rural de Uberaba (SRU). Estiveram presentes o presidente do SRU, Romeu Borges Júnior; o vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub), Luiz Eduardo Cunha Peppe, e representantes da Polícia Militar, do Conselho Comunitário de Segurança Rural (Conser), da Certrim, representantes de empresas do setor rural, das usinas Vale do Tijuco, Uberaba e Delta e produtores rurais.

Segundo o secretário executivo do Conselho Municipal de Segurança Pública, Roberto Alves de Oliveira, foi apresentado o conceito de uma brigada civil rural de prevenção e combate a incêndios em Uberaba. “Esse conceito pressupõe um Centro de Coordenação e Controle que coordene as ideias e as ações. Ele tem uma base de dados muito robusta, georreferenciamento de produtores, de células de trabalho, e essas células nós temos mapeado, inclusive, todo o aparato e todo o suporte para combate a incêndios. A partir disso, a gente vai iniciar todo um trabalho de prevenção, também, nas escolas da zona rural”, explica Oliveira.

Ele informa, ainda, que o Centro vai monitorar, através de imagens de satélite e de uma rede de parceiros, além de um sistema de comunicação eficiente, próprio da zona rural, com uma rede digital com canal exclusivo para essas questões de defesa civil.

O subtenente Marivan Fernandes, da 5ª Cia Independente de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, também aprovou o projeto. “Tanto acontece o prejuízo financeiro para o produtor rural quanto pode acontecer para vidas, para os transeuntes nas rodovias e bens materiais, que são ceifados com essa questão do incêndio”, ressalta o subtenente.

O presidente do SRU, Romeu Borges Jr., reforçou que a parceria com a Sagri tem sido muito importante para construir um formato de prevenção de incêndios inovador para Uberaba e que seja exemplo para o Estado e o Brasil inteiro. “Foi solicitada aqui, também, uma ideia da Polícia Militar de criar a Semana de Prevenção de Incêndio, que é uma iniciativa fantástica, pois não basta trabalhar só o combate”, frisa Borges.

Já o secretário da Sagri, Luiz Carlos Saad, disse estar muito satisfeito com o resultado da reunião e que um novo encontro para iniciar o processo de funcionamento já está marcado. “Num município de 453 mil hectares, a gente precisa realmente mobilizar a todos”, destaca Saad.

O próximo passo é levar o projeto ao prefeito Paulo Piau, ao poder público e à opinião pública, para que seja aprovado em definitivo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por