Uma imagem inédita foi divulgada na última segunda-feira (1) pelo Telescópio James Webb, que flagrou o astro Earendel localizado a 12,9 bilhões de anos-luz. A Nasa informou que a estrela é tão antiga que existiu no primeiro bilhão de anos após o Big Bang.
Os astrônomos acreditam que Earendel pode não ter as mesmas matérias-primas que as estrelas mais próximas. A equipe estimou que Earendel tenha pelo menos 50 vezes a massa do Sol e que ela seria milhões de vezes mais brilhante do que o astro-rei. As observações do James Webb poderão atualizar essas estimativas.
O membro da equipe de descoberta do Hubble, Brian Welch, informou ao site IFLScience que Earendel é a estrela mais distante já descoberta até agora, algo extremamente relevante. Ele também explica que a expectativa é ir além e conseguir quebrar o recorde de distância de Earendel.
Os cientistas utilizaram lentes gravitacionais para encontrar a estrela, responsáveis por ampliar o alcance dos telescópios, como o James Webb e o Hubble, permitindo um alcance ainda maior daquilo que é visto, com riqueza de detalhes.
*com informações de Galileu