Para ter acesso a uma indenização, é preciso acionar a Justiça (Foto/José Cruz/Agência Brasil)
Circulam pelas redes sociais um boato de que o governo federal esteja distribuindo indenizações de R$ 4 mil a vítimas de golpes online. Usando deepfake (tecnologia que cria vídeos falsos a partir de imagens verdadeiras), um falso vídeo usa a figura de um advogado para aplicar o golpe. Ou seja, a informação é falsa.
De acordo com texto do governo federal na página Brasil contra fake, para ter direito a alguma indenização, a vítima de um golpe precisa acionar a justiça, contando com a assistência de um advogado. É imprescindível o registro da ocorrência junto à polícia.
Ainda segundo o governo federal, para denunciar golpes que façam menção falsa a órgãos e ações do Governo Federal, é preciso entrar na plataforma Fala.BR, clicar no ícone de denúncia e preencher os dados. A plataforma Fala.BR é um canal integrado para encaminhamento de manifestações (acesso a informação, denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios) a órgãos e entidades do poder público. O serviço online está disponível 24 horas, todos os dias da semana.
Fonte: O Tempo