GERAL

Brasil deve ajudar na reconstrução do Chile

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu ontem com a presidente do Chile, Michelle Bachelet, em Santiago

Publicado em 02/03/2010 às 23:24Atualizado em 20/12/2022 às 07:48
Compartilhar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu ontem com a presidente do Chile, Michelle Bachelet, em Santiago (capital chilena). Lula resolveu seguir viagem de Montevidéu (Uruguai) rumo a Santiago, onde permaneceu apenas por algumas horas. O Brasil deverá cooperar com o envio de profissionais de saúde, hospitais de campanha e estruturas para montar pontes móveis para atender às vítimas do terremoto de 8,8 graus na escala Richter, ocorrido no último sábado.

Bachelet concedeu uma entrevista coletiva no fim da tarde de ontem e confirmou que o número de mortos deve aumentar. Oficialmente o governo chileno confirma que o terremoto matou pelo menos 723 pessoas, mas ainda há desaparecidos e feridos.

Em entrevista à Agência Brasil, o embaixador do Chile no Brasil, Álvaro Días Pérez, definiu o ocorrido como a “pior catástrofe” desde 1960, quando houve um terremoto de 9,1 graus na escala Richter. O diplomata disse ainda que em decorrência do Fundo Soberano do país, sustentado por excedentes da produção de cobre, há cerca de US$ 18 bilhões que podem ser utilizados para situações de crise. De acordo com ele, o dinheiro é aplicado em casos de crise econômica ou de catástrofe, como o terremoto ocorrido no último sábado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por