A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou ontem que interditou mais de 800 mil litros de agrotóxicos na fábrica da empresa alemã Basf, em Guaratinguetá, no interior de São Paulo.
Segundo a Anvisa, a interdição ocorreu porque, durante fiscalização realizada na última sexta-feira (5), foram encontradas várias irregularidades, como uso de substâncias com prazo de validade vencido ou sem data de fabricação ou validade. Além disso, a agência de vigilância comunicou, em nota, que a Basf não conseguiu comprovar o controle de qualidade, nem a rastreabilidade das pré-misturas usadas na fabricação dos agrotóxicos.
O agrotóxico Opera, usado nas culturas de amendoim, aveia, banana, café, cevada, milho, soja e trigo, e o mais vendido pela empresa, está entre os produtos interditados. A fiscalização da Anvisa na fábrica de Guaratinguetá foi feita em três dias e também encontrou dois mil litros de substâncias desconhecidas nos lotes de agrotóxicos. Com a interdição, a empresa tem cinco dias úteis para apresentar a contraprova.