Durante entrevista ao programa Pingo do J, na Rádio JM, o presidente da Unimed Uberaba, Djalma Abrão Júnior, informou que a cooperativa está elaborando orçamento para a execução de obras para reforma no Hospital Unimed. Ele até admitiu a possibilidade de construção de uma nova unidade de saúde no município.
Para a reforma do hospital Unimed, o presidente da cooperativa de saúde estima que sejam necessários R$18 milhões. Segundo Abrão Júnior, trata-se de uma edificação dos anos 60 e que ao longo desse período não aconteceram reformas. A Unimed assumiu a unidade em 2017 e o entendimento é de que as obras são necessárias.
Leia também: Com problemas financeiros, Comunidade Nova Jerusalém pede ajuda para continuar funcionando
“A cidade de Uberaba merece; o associado merece; o cooperado merece um hospital que não seja apenas referência em assistência, mas que também nos orgulhe do ponto de vista estrutural. Quando o paciente chega ao hospital fragilizado, mas está em um ambiente climatizado, com uma cama confortável, já traz um alívio”, ressaltou Djalma Abrão Júnior.
Para o presidente da Unimed, Uberaba precisa voltar a ser referência em medicina. Ele avaliou que a deficiência na estrutura atual do hospital fez com que muitos associados e cooperados procurassem atendimento em Uberlândia e Ribeirão Preto (SP).
“Nós temos um corpo médico de excelência. Então, estamos pecando naquilo que, teoricamente, é o mais simples: a estrutura física, que precisa encher os olhos dos beneficiários. E vamos correr atrás disso, pois a parte assistencial nos dá orgulho”, frisou.
Sobre a construção de um novo hospital, Djalma Abrão Júnior disse que a diretoria da cooperativa estuda algumas alternativas. “Uma das possibilidades é a compra do hospital (antigo Hospital São Domingos), que não é nosso. Quando falamos em investir R$18 milhões, temos que fazer em uma estrutura que seja nossa. Então, existe uma negociação para a compra e, se ela se confirmar, vamos realizar a reforma do Hospital Unimed. A outra possibilidade é a construção de um novo hospital”, disse.
As duas opções serão levadas para a assembleia da cooperativa. “Juntos, vamos decidir qual o melhor caminho para a Unimed em Uberaba”, ressaltou.
Em caso de construção de uma nova unidade, a Unimed conta com uma área que foi doada pelo município, localizada próximo à UPA do Mirante. “Esse local abrigaria um hospital vertical. Mas estamos à procura de uma área para a construção de um hospital horizontal, o que barateia demais o custo. E já estamos conversando com o Poder Público para alternativa ao nosso terreno”, disse Djalma Abrão Júnior.
Atualmente, a Unimed tem um contrato de locação do prédio do antigo Hospital São Domingos até o ano de 2033, mas, segundo o presidente da cooperativa de saúde, existe a possibilidade de rescisão antes do prazo.