O Dia Nacional da Adoção, celebrado maio, tem mobilizado a comunidade de Uberaba com eventos que promovem a reflexão sobre o tema. Com o tema “Ainda Estou Aqui”, o Grupo Interinstitucional Pró-Adoção de Uberaba (GIPA) realiza, nesta quarta-feira (28), o 16º Encontro em Comemoração ao Dia Nacional da Adoção (DNA). O evento será às 19h, no Auditório Safira, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), e busca promover um espaço de escuta, reflexão e troca de experiências sobre o ato de adotar.
De acordo com a psicóloga e organizadora do evento Mariana Cecílio, o tema deste ano foi escolhido com base na importância de reconhecer os desejos e os processos emocionais que envolvem tanto quem aguarda para adotar quanto quem espera ser adotado. “É uma maneira de podermos falar concretamente da urgência em poder ser e existir, a partir do momento que se inaugura um lugar, um papel, uma função, um pertencer”, explica.
Mariana destaca que muitas pessoas desconhecem como funciona o processo de habilitação para adoção, que vai além das etapas jurídicas e envolve uma verdadeira “gestação emocional”. Dessa forma, o evento é uma oportunidade de aproximar a sociedade dessa realidade com um olhar sensível e informado.
A programação inclui palestras, atividades culturais, confraternização e a entrega do selo “Amigo da Adoção”, que reconhece e agradece quem atua em prol da causa no município. O evento, que inicia às 19h, ainda terá mesa-redonda com profissionais e uma família por adoção. “A Programação foi minuciosamente desenhada pelos integrantes do GIPA, considerando profissionais palestrantes renomados, especialistas em adoção e com embasamento técnico-científico a respeito do assunto em questão: a oportunidade de existir e pertencer sendo filho, pela via da adoção”, comenta a organizadora.
A expectativa é reunir um público diverso, incluindo profissionais e estudantes das áreas de Psicologia, Serviço Social e Direito, além de pretendentes à adoção, pais adotivos e pessoas interessadas em conhecer mais sobre o tema. As inscrições podem ser feitas pelo Sympla, com emissão de certificado.
Compromisso com novas famílias
A adoção é um direito previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e um caminho legítimo para a criação de vínculos afetivos e a formação de novas famílias. Segundo a psicóloga Mariana Cecílio, a filiação adotiva, antes marcada pela informalidade e insegurança, passou a contar com maior proteção legal após a Lei nº 12.010/2009, que garantiu igualdade de direitos entre filhos biológicos e adotivos. Para ela, iniciativas como o DNA ajudam a combater estigmas e destacar as dimensões emocionais e legais envolvidas nesse processo.
“No 16º DNA, abordaremos justamente a importância de sonhar e de se ocupar funções parentais na adoção, refletindo como é realizada a ponte de construção do vínculo, para que se estabeleça um lugar real e vital do ‘ser filho’, permitindo que as emoções, o pensamento e o coração se abram para que a adoção aconteça” destaca a psicóloga.
Desde 2017, Uberaba conta com a Semana Municipal da Adoção, criada para ampliar o debate e fortalecer a cultura da adoção. Já o Grupo Interinstitucional Pró-Adoção (GIPA), formado em 2010 por diversas instituições, coordena as Oficinas Preparatórias para Adoção, promovendo ciclos semestrais de formação e conscientização.