()
Com a chegada do período seco, cresce a preocupação com o aumento dos incêndios em vegetação. Para enfrentar os riscos e reforçar a prevenção, o 8º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) realiza, nesta quinta-feira (29), o lançamento oficial do Plano de Preparação e Resposta ao Período de Estiagem 2025, em Uberaba. A iniciativa foi detalhada pelo tenente Patrick Silva, em entrevista à Rádio JM.
Segundo o oficial, o Corpo de Bombeiros já deu início às ações preventivas, com destaque para o alerta verde, que consiste na vistoria de lotes vagos em área urbana. “Em abril, vistoriamos mais de 190 terrenos em Uberaba, com o objetivo de repassar ao Departamento de Posturas os locais com vegetação acima de 25 cm, para que os proprietários sejam notificados e realizem a poda”, explica o tenente.
O lançamento do plano será realizado às 9h, no Salão Nobre da ABCZ, e contará com um workshop técnico. A programação inclui a participação de um climatologista, que vai apresentar as expectativas para a estiagem deste ano, além de palestras sobre legislação ambiental, orientações para poda correta e os prejuízos legais e financeiros enfrentados por quem descumpre as normas.
A iniciativa integra a Campanha de Sensibilização e Conscientização sobre os Riscos de Queimadas, uma ação essencial para a prevenção e o combate aos incêndios em vegetação, especialmente durante o período crítico da estiagem.
Ações na estiagem
Além da área urbana, os bombeiros também reforçam o alerta para os riscos nas rodovias e zonas rurais. “Nosso objetivo é conscientizar sobre a importância da limpeza adequada de terrenos, inclusive nas regiões rurais, para que possíveis focos de incêndio não atinjam Áreas de Preservação Permanente (APPs), colocando em risco animais silvestres e domésticos”, afirma Silva.
O tenente também destaca um problema recorrente com a queima de folhas secas e galhos em quintais, prática comum, porém ilegal. “Estamos reforçando a informação à população com panfletagens nos semáforos. Queimar lixo ou folhas secas é crime ambiental e pode ser denunciado. Se for constatado o flagrante, vamos até o local com apoio da Polícia Militar”, explica.
Para o bombeiro militar, as queimadas às margens das rodovias também preocupam. Em muitos casos os focos de incêndios são provocados por bitucas de cigarro ou oferendas religiosas. O tenente alerta, inclusive, para que os rituais sejam realizados com responsabilidade: “Se for fazer os trabalhos, que façam longe da vegetação ou limpem a área antes de colocar velas acesas”, finaliza.
A população pode colaborar com as ações de prevenção denunciando práticas irregulares pelo telefone 181. Já em casos de emergência, o contato deve ser feito pelo 193, canal direto com o Corpo de Bombeiros.
Plano de Preparação e Resposta ao Período de Estiagem 2025 será lançado dia 29 de maio. (Foto/Divulgação)