(Foto/Divulgação)
O tempo em Uberaba mudará nos próximos dias, com destaque para a queda nas temperaturas mínimas a partir do final do mês de abril. A mudança se deve à atuação de sistemas atmosféricos típicos da transição para o outono.
Segundo informou a climatologista Wanda Prata ao Jornal da Manhã, a inclinação do Sol nesta época do ano faz com que a incidência de radiação solar sobre a região diminua. Isso reduz, naturalmente, o aquecimento da superfície terrestre, favorecendo o declínio gradual das temperaturas.
O tempo mais fresco também está ligado ao comportamento de sistemas de alta e baixa pressão que atuam nas regiões subtropicais do planeta. Conforme explica a climatologista, a chegada de uma área de baixa pressão ao litoral do Rio Grande do Sul tende a formar um ciclone extratropical, que traz chuvas mais intensas para o interior do continente e também contribui para a formação de nebulosidade, alimentada por ventos que transportam umidade da Amazônia.
Na retaguarda desse sistema, deve atuar um anticiclone — área de alta pressão atmosférica — que carrega consigo ar mais seco e frio. "Logo após as chuvas, esse ar mais frio se estabelece, derrubando as mínimas para valores em torno de 16 °C a 17 °C, com máximas durante as tardes entre 25 °C e 26 °C", detalha Wanda Prata. Apesar do resfriamento, ela reforça que não se trata de uma massa de ar polar.
Com a entrada do mês de maio, as manhãs devem continuar frescas e as tardes levemente aquecidas. Eventuais ciclones ao longo do mês ainda poderão trazer novas rodadas de chuvas, seguidas por quedas pontuais de temperatura, com mínimas podendo atingir 13 °C a 14 °C. Segundo Prata, não há previsão, até o momento, de entrada de ar polar intenso ou frio extremo. Além disso, a presença de nevoeiros nas primeiras horas do dia também pode se tornar mais comum nesse período, característica típica do outono na região.