(Foto/Divulgação)
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) prorrogou o prazo de matrículas para as turmas do Programa Brasil Alfabetizado, voltado à alfabetização de pessoas com mais de 15 anos que não estão inseridas na rede regular de ensino. O período de inscrições foi estendido até o dia 9 de maio e o cadastro deve ser feito presencialmente no Cemea Boa Vista, localizado na Avenida Djalma Castro Alves, 340, das 8h às 20h.
Para se inscrever, o aluno deve apresentar cópias do CPF e do RG. No entanto, a ausência dos documentos no momento do cadastro não impedirá a efetivação da matrícula. “Ao estender o prazo de matrículas, estamos garantindo que mais pessoas tenham a chance de mudar suas histórias por meio da educação. Esse programa representa mais do que o ensino da leitura e da escrita, ele representa dignidade, inclusão e cidadania. Queremos que todos que desejam aprender e se desenvolver encontrem espaço e acolhimento”, afirmou a secretária adjunta de Educação, Raquel Beatriz Oliveira.
O Programa Brasil Alfabetizado é uma política pública do Governo Federal voltada para o enfrentamento do analfabetismo entre jovens, adultos e idosos. A prioridade são as regiões com maior índice de exclusão educacional, como forma de promover justiça social e garantir o direito básico à educação. Em Uberaba, a iniciativa é implementada pela Semed com o objetivo de oferecer novas possibilidades de desenvolvimento pessoal, profissional e social para a população que, por diferentes motivos, não teve acesso à escolarização na idade apropriada.
"A expectativa é de que a procura aumente nas próximas semanas, e que o programa possa alcançar ainda mais pessoas dispostas a dar um novo passo na vida por meio da alfabetização", ressaltou o diretor de Ensino da Semed, Djalma Pereira.